Muitos dos materiais usados na construção civil remontam aos...
Muitos dos materiais usados na construção civil remontam aos primórdios das construções do homem. Grande parte era usada na forma como existia na natureza. Da antiguidade clássica até os dias de hoje, o homem tem transformado esses materiais para seu uso nas construções. Assim surgiu a ciência dos materiais de construção, que estuda os materiais e suas peculiaridades para o emprego na construção civil. Qualidade, resistência e custos são fatores determinantes na escolha e utilização dos materiais definidos por essa ciência. Esses particulares materiais possuem classificação quanto à origem, à função, à composição e à composição química. Com base nessas informações, julgue o item.
O material apresentado na figura a seguir consiste em aço carbono composto de mais de 2,11% de carbono. Esse material teve sua resistência aumentada ao receber uma quantidade de calor e, em seguida, um resfriamento a uma velocidade que o deixou na dureza e na resistência adequadas ao emprego na construção civil.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O aço consiste numa liga metálica constituída basicamente por ferro e carbonoO modelo constitutivo do aço à tração, também chamado de relação tensão-deformação, caracteriza-se por possuir um comportamento dúctil, isto é, o aço tem a capacidade de se deformar sem romper. Especificamente, o comportamento dúctil caracteriza-se por um comportamento elástico seguido pelo escoamento plástico. O comportamento elástico é o trecho inicial linear do diagrama, no qual o material apresenta deformações proporcionais às tensões de acordo com a lei de Hooke. Por sua vez, o escoamento plástico consiste em um patamar no gráfico (trecho horizontal). Nele, a deformação do material aumenta para uma tensão praticamente constante.
A classificação genérica do aço, classifica-os, em função do teor de carbono, conforme o Quadro 1.
Quadro 1: Classificação genérica do aço em função do teor de carbono.
Denominação |
Teor de carbono [%] |
Aço extra-doce |
< 0,15 |
Aço meio-doce |
0,15 a 0,30 |
Aço meio-duro |
0,30 a 0,60 |
Aço duro |
0,60 a 0,70 |
Aço extra-duro |
0,70 a 2,00 |
Precisamente, o aço carbono possui porcentagens de carbono que variam entre 0,008 e 2,11%. Por sua vez, o material com mais de 2,11% de carbono em sua composição é o ferro fundido. Portanto, a afirmação da questão está errada.
Gabarito do professor: errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO.
O material apresentado na figura a seguir consiste em aço carbono composto de mais de 2,11% de carbono
O aço é uma formada essencialmente por ferro e , com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do , que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono acima de 2,11%
Não se usa têmpera em ferro fundido! Vai trincar todo!
Teor de Carbono no aço varia de 0% a 1,7%
O aço com baixo teor de carbono tem menor resistência tração, porém são mais dúcteis. No caso apresentado há um alto teor de carbono (2,11%) que torna a peça mais resistente, porém mais frágil, isso significa que ela será mais quebradiça. As estruturas usuais de aço possuem em média 0,45% de carbono.
O processo térmico ajuda a aumentar a resistência tanto para o aço-carbono como para os de baixa de liga.
Sugiro uma lida no capítulo 2 do livro Ildony H. Bellei (PINNI - Edifícios Industriais em Aço.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo