O termo Contudo, em destaque no segundo parágrafo, tem valor
A palavra vem do grego oikonomia, que significa “administração da casa", e passou a significar o estudo das maneiras de gerir os recursos e, mais especificamente, a produção e a permuta de bens e serviços. A economia moderna surgiu como disciplina específica no século XVIII, sobretudo com a publicação em 1776 de A riqueza das nações, livro escrito pelo grande pensador escocês Adam Smith. Contudo, o que motivou o interesse no assunto não foram os textos de economistas, mas as enormes mudanças na própria economia com o advento da Revolução Industrial. Os pensadores mais antigos haviam falado da gestão de bens e serviços nas sociedades, tratando de questões que surgiram como problemas da filosofia moral ou política. Mas, com o surgimento das fábricas e da produção de bens em massa, veio uma nova era de organização econômica que dava atenção ao todo. Aí começou a chamada economia de mercado.
A análise de Smith do novo sistema definiu o padrão, com uma explicação abrangente do mercado competitivo. Ele afirmou que o mercado é guiado por uma “mão invisível", de modo que as ações racionais de indivíduos interesseiros acabam dando à sociedade exatamente o que ela necessita. Smith era filósofo, e o tema de seu livro incluía política, história, filosofia e antropologia. Depois dele, surgiu uma nova geração de pensadores econômicos, que preferiu se concentrar totalmente na economia.
(Adaptado de: O livro da economia. Trad. Carlos S. Mendes Rosa. São Paulo, Globo, 2013, p. 12-14)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (25)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - adversativo, e equivale a Porém.
Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa correta é a letra D.
O termo Contudo é uma conjunção adversativa. Isso significa que ele introduz uma ideia de oposição ou contraste em relação ao que foi dito anteriormente. No trecho fornecido, "Contudo" é usado para contrastar a ideia de que o interesse pelo assunto da economia não foi inicialmente motivado pelos textos de economistas, mas sim pelas mudanças econômicas provocadas pela Revolução Industrial. Assim, "Contudo" poderia ser substituído por "Porém" sem alterar o sentido da frase.
Agora vamos justificar as alternativas incorretas:
A - explicativo, e equivale a Pois: A conjunção Pois é explicativa e introduz uma explicação ou justificativa para a ideia anterior. No entanto, "Contudo" não tem essa função no texto.
B - conclusivo, e equivale a Então: A conjunção Então é conclusiva e indica uma consequência ou conclusão. Mais uma vez, "Contudo" não serve para concluir uma ideia, mas sim para contrastar.
C - final, e equivale a Para tanto: A conjunção Para tanto tem valor final, indicando propósito ou finalidade. "Contudo" não expressa finalidade no contexto apresentado.
E - conformativo, e equivale a Conforme: A conjunção Conforme é conformativa e indica uma ideia de conformidade ou acordo. Novamente, "Contudo" não tem essa função no trecho.
Como você pode ver, entender a função das conjunções é essencial para interpretar corretamente os textos e escolher a alternativa adequada em questões de concursos públicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESPOSTA D
Para responder essa questão não precisa ler o texto, basta saber as conjunções ( também não é tarefa simples rs)
Conjunções de um mesmo valor podem se substituir:
- Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas:mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.
gab. D
DECORE AS CONJUNÇÕES. É REALMENTE O FERNANDO PESTANA tem razão.
Professor Fernando Pestana do curso EVP diz que conjunções devem estar no sangue. Principalmente, as adversativas e as concessivas, que são as queridinhas das bancas.
Seguem as conjunções:
adversativas: Porém, contudo, mas, no entanto, contudo, entretanto, todavia etc.
Concessivas: embora, conquanto , sempre virá um verbo após essa conjunção,não obstante, em que pese,mesmo que etc
Adversativas {adversidade; oposição; contraste; ressalva; restrição}
São elas = Mas, Porém, Contudo, Todavia, Entretanto, No entanto, Não obstante, Só que, Se não (= mas sim), Agora, Antes, Ainda assim, etc.
As conjunções Adversativas: são aquelas que ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante. Em relação às conjunções adversativas, é interessante frisar que elas nem sempre opõem, mas podem também compensam, ressalvam.
(Gramática Comentada com Interpretação de textos para concursos; 4º Ed, Adriana Figueiredo)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo