A frase citada do texto que permanece correta após o acrésc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q574308 Português
Ô de casa!

Acredito que acabei me adaptando a esse mundo moderno. Esse mundo de Facebook, Instagram, WhatsApp. Sinto saudade de quê? De um álbum de retratos com as folhas separadas por papel celofane, de um envelope verde e amarelo debaixo da porta? Talvez. Mas saudade de rebobinar uma fita K-7? Nenhuma.
Custei a me adaptar a algumas coisas: escrever direto no computador, bater fotos sem filme, ter uma agenda eletrônica. Mas hoje acho tudo isso o máximo, ao ponto de não ter a mínima saudade da minha máquina de escrever Remington, dos filmes Ektachrome ou da minha agenda Pombo com capa de couro.
Hoje cedo eu me lembrei da minha mãe à beira do fogão separando os marinheiros do arroz e tirando as pedras do feijão. Quando a campainha tocava, ela sempre exclamava: − Quem será?
O mundo era assim. As pessoas iam à casa das outras sem avisar, sem hora nem dia marcado. Chegavam de repente, sem mais nem menos.
Por mais amigo que seja, quem hoje bate na porta do outro sem avisar? Há três semanas que estou combinando um almoço com um grande amigo. Quando eu posso, ele não pode. Quando ele pode, sou eu que não posso. Já trocamos uns cinco e-mails e uns dez recados pelo celular. E o almoço ainda não aconteceu.
Estou pensando seriamente em sair daqui uma hora dessas, chegar à casa dele e tocar a campainha. Se não tiver campainha, vou bater palmas e gritar: − Ô de casa!

(Adaptado de: VILLAS, Alberto. Disponível em: www.cartacapital.com.br/cultura/o-de-casa-8837.html. Acessado em: 05.09.2015)
A frase citada do texto que permanece correta após o acréscimo das vírgulas é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A resposta correta para a questão apresentada é a alternativa D, que traz a frase:

"Hoje cedo, eu me lembrei da minha mãe, à beira do fogão, separando os marinheiros do arroz e tirando as pedras do feijão." (terceiro parágrafo)

Essa frase é pontuada corretamente com vírgulas pelas seguintes razões:

  • "Hoje cedo": Esta locução adverbial de tempo está deslocada na oração, normalmente viria no final, e por isso é corretamente separada por vírgula.
  • "à beira do fogão": Esta locução prepositiva, quando no final da frase, pode ter a vírgula opcional para dar ênfase ou facilitar a leitura.
  • O uso da vírgula antes de "separando os marinheiros do arroz e tirando as pedras do feijão" é adequado porque introduz uma explicação adicional à ação principal, formando uma oração coordenada sindética explicativa.

Portanto, a alternativa D é o gabarito correto da questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA D


A -  Já trocamos, uns cinco e-mails ...  - Não se usa vírgula para separar o verbo do seu complemento 
B  -  Acredito que acabei me adaptando a esse mundo moderno.
C -  Há três semanas, que estou combinando, um almoço com um grande amigo.  ( Adjunto Adverbial deslocado = usa vírgula) , porém existe erro na segunda , pois não se separa o verbo do seu complemento ) 
E - Estou pensando, seriamente, em sair daqui uma hora dessas, chegar, à casa dele e tocar, a campainha. - ( Adverbio deslocado fica entre vírgulas , não se usa vírgula para separar o verbo do complemento ) 
D) é o gabarito

Explicação:

d) Hoje cedo, eu me lembrei da minha mãe, à beira do fogão, separando os marinheiros do arroz e tirando as pedras do feijão. (terceiro parágrafo)

->"Hoje cedo": locução adverbial deslocada : requer vírgula, pois estava ligada a "lembrei" (verbo) e  sua posição natural é no final da oração.

->"à beira do fogão": Vindo a locução adverbial no final da frase, a vírgula é dispensável. Pode-se empregá-la apenas para realçar a locução.

->, separando os marinheiros do arroz e tirando as pedras do feijão. : Oração composta por coordenação, sendo sindética explicativa, requer vírgula.


Essa questão está muito louca @-@

Muito bom comentário Cassiano ! Gente, nessa questão o examinador colocou ,na maioria dos itens, vírgulas entre VERBO - COMPLEMENTO e sabemos que não pode.



NINGUÉM BOTA VÍRGULA NO S.V.C

SUJEITO - VERBO - COMPLEMENTO

GABARITO "D"

Só uma coisa que vocês estão esquecendo de falar:

 

A VÍRGULA É USADA FACULTATIVAMENTE PARA ISOLAR O ADJUNTO ADVERBIAL DE PEQUENA EXTENSÃO E GRANDE EXTENSÃO QUE FOR ANTECIPADO. EXEMPLOS:

A BIA LAVOU O CARRO ONTEM. - PEQUENA EXTENSÃO

 

ONTEM, A BIA LAVOU O CARRO (VÍRGULA PODE SER RETIRADA) - PEQUENA EXTENSÃO

 

A BIA LAVOU O CARRO NO DIA DAS CRIANÇAS - GRANDE EXTENSÃO

 

A BIA LAVOU, NO DIA DAS CRIANÇAS, O CARRO - GRANDE EXTENSÃO (PODE RETIRAR A VÍRGULA)

 

NO DIA DAS CRIANÇAS, A BIA LAVOU O CARRO - GRANDE EXTENSÃO (PODE RETIRAR A VÍRGULA)

 

VOLTANDO À QUESTÃO:

GABARITO:

d) Hoje cedo, eu me lembrei da minha mãe, à beira do fogão, separando os marinheiros do arroz e tirando as pedras do feijão. (terceiro parágrafo)

AQUI A VÍRGULA NÃO É OBRIGATÓRIA COMO MUITOS DERAM A ENTENDER. AQUI É FACULTATIVO. PODE RETIRAR A VÍRGULA SEM PREJUÍZO.

 

LEMBREM-SE DISSO, POIS A FCC PODE FAZER PEGADINHAS DE FACULTATIVO E OBRIGATÓRIO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo