Na vistoria de uma circulação que faz parte de uma rota ace...
De acordo com a NBR 9050:2004, esse desnível
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - deve ser tratado como rampa, com inclinação máxima de 1:2.
A questão aborda a acessibilidade em edificações, especificamente a conformidade de desníveis no piso de uma rota acessível conforme a NBR 9050:2004. Esta norma é fundamental para garantir a acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, estabelecendo critérios e parâmetros técnicos para a adequação de espaços, mobiliário e equipamentos urbanos.
Na situação apresentada, um desnível de 1 cm foi encontrado no piso. A norma NBR 9050 especifica que desníveis de até 1,5 cm podem ser tratados como rampa com inclinação máxima de 1:2. Isso significa que a inclinação não deve ser superior a 50% (ou 1 metro de comprimento para cada 0,5 metro de elevação), garantindo a segurança e acessibilidade.
Vamos analisar as alternativas:
- A - é pequeno e pode ser aceito: Incorreta. Qualquer desnível, mesmo pequeno, deve ser tratado de forma a não comprometer a acessibilidade e a segurança.
- B - deve ser tratado como rampa, com inclinação máxima de 1:1: Incorreta. A inclinação de 1:1 resulta em um ângulo de 45 graus, o que é muito íngreme para uma rampa acessível.
- C - deve ser tratado como rampa, com inclinação máxima de 1:2: Correta. Esta é a recomendação da NBR 9050 para desníveis até 1,5 cm, permitindo uma inclinação segura e acessível.
- D - deve ser tratado como rampa, com inclinação máxima de 1:10: Incorreta. A inclinação de 1:10 é mais adequada para rampas maiores e não para desníveis tão pequenos, pois resultaria em um comprimento desnecessariamente longo.
- E - deve ser tratado como rampa, com inclinação máxima de 1:20: Incorreta. Semelhante ao argumento da alternativa D, esta inclinação é muito suave e é usada para rampas em desníveis maiores.
Compreender a aplicação das normas de acessibilidade é vital para garantir ambientes inclusivos e seguros. A NBR 9050 é uma das diretrizes nacionais mais importantes para esse propósito.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Desníveis no piso de até 5mm nao demandam tratamento especial. Desníveis superiores a 5mm até 15mm devem ser tratados em forma de rampa, com i máxima de 1:2.
A versão 2015 altera de 5mm até 20mm
Desníveis de qualquer natureza devem ser evitados em rotas acessíveis. Eventuais desníveis no piso de até 5 mm não demandam tratamento especial. Desníveis superiores a 5 mm até 15 mm devem ser tratados em forma de rampa, com inclinação máxima de 1:2 (50%). Desníveis superiores a 15 mm devem ser considerados como degraus.
Desníveis de qualquer natureza devem ser evitados em rotas acessíveis. Eventuais desníveis no piso de até 5 mm não demandam tratamento especial. Desníveis superiores a 5 mm até 15 mm devem ser tratados em forma de rampa, com inclinação máxima de 1:2 (50%). Desníveis superiores a 15 mm devem ser considerados como degraus.
Gab. C
Eventuais desníveis no piso de até 5 mm => dispensam tratamento especial.
Desníveis superiores a 5mm até 20mm => devem possuir inclinação máxima de 1:2 (50 %)
Desníveis superiores a 20 mm => quando inevitáveis, devem ser considerados como degraus
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo