Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E)...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q127685 História
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, relativos aos impactos internacionais da Revolução Russa, de 1917.

Os impactos da Revolução Russa foram relevantes, mas não a ponto de acarretarem a imposição de uma disciplina de revolucionários profissionais a seus militantes, como evidenciam as resistências, na Terceira Internacional Comunista, ao modelo revolucionário soviético.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado, pois as resistências à entrada da Terceira Internacional Comunista não foram relevantes; foram dissidências pontuais. No citado livro, lê-se no último parágrafo da página 75, o seguinte: "Com raras exceções, os partidos socialistas e trabalhistas continham grandes blocos de opinião que favoreciam a entrada na nova Terceira Internacional Comunista, que os comunistas fundaram para substituir a Segunda Internacional (1889-1914). Na verdade, vários deles, como os partidos socialistas da França, Itália, Áustria e Noruega, e os Socialistas Independentes da Alemanha, de fato aprovaram a ideia, deixando em minoria os irreconciliados adversários do bolchevismo."

O item está errado, pois contradiz o fundamento da terceira internacional comunista.Os prórprios comunitas, vitoriosos na Revolução Russa, a criaram com a finalidade de modelo a ser seguido por todos os comunistas no mundo, daí o nome de Internacional Comunista.E é terceira, pois  houve dois movimentos anteriores como este.

Pelas intenções dessa internacional, já daria pra supor as características da organização da mesma: tal Internacional objetivava estabelecer a ditadura do proletariado, à transição do Socialismo para o Comunista, derrubar a Burguesia Internacional e abolir o Estado.

Bons estudos!

Essa é uma época do CACD que os examinadores eram apaixonados por Hobsbauwm.

TEC

Também referida como Cominterm, a Terceira Internacional Comunista foi fundada em 1919 por Vladimir Lênin na esteira da implosão geral da Segunda Internacional em torno da Primeira Guerra Mundial. Enquanto alguns defendiam o nacionalismo como uma antessala da revolução socialista e outros insistiam na associação direta entre pacifismo e comunismo; Lênin lançava a ideia de que a guerra era uma consequência de choques imperialistas, não atendendo à causa comunista, e que o compromisso do grupo deveria com a revolução, e não com a paz social. Com facções inconciliáveis, a Segunda Internacional passaria por um período agônico e o Cominterm se consolidaria definitivamente no seu segundo congresso, em 1920.

 

A liderança de Lênin estabeleceu pontos essenciais para a adesão tendo em vista a exclusão geral de pacifistas e de socialistas moderados da nova organização. Os partidos comunistas que integrassem o Cominterm deveriam ter disciplina organizacional e doutrinária observando o modelo soviético. Em pouco tempo, no entanto, ficava patente o grande predomínio do Partido Comunista Russo sobre os principais órgãos do Cominterm, que concentravam praticamente todas as funções da organização. Ou seja, a Terceira Internacional em pouco tempo passou a reproduzir quase que integralmente as lógicas da União Soviética.

 

Ainda que a ascensão de Stálin em 1926 tenha simbolizado uma breve reconciliação com os socialistas moderados, o estilo do novo líder soviético aprofundaria a ideia de obediência geral do Cominterm à União Soviética. Logo em 1928, Stálin lançaria um novo expurgo contra sociais-democratas e moderados em geral, voltando a fechar a organização e lançando uma doutrina mais restrita de respeito à posição central da União Soviética. O comunismo de país único de Stálin voltaria a embotar as lógicas dentro da organização, que iria da grande revolução mundial à prioridade absoluta de combate ao nazifascismo, posição que seria novamente abandonada quando foi celebrado o Pacto de não-agressão nazi-soviético em 1939. Sintomaticamente, o Cominform seria dissolvido unilateralmente por Stálin tem 1943 como gesto de boa vontade soviético para com seus aliados ocidentais na guerra: formalmente, o governo soviético declarava e demonstrava compromisso em não infiltrar o comunismo entre seus aliados. Portanto, item ERRADO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo