Leia o texto a seguir: “Na modernidade tardia, a produção so...
( ) O livro foca nos riscos e efeitos da modernização, cujos resíduos de seu processo produtivo ameaçam a vida de plantas, animais e seres humanos.
( ) Para o autor, a oposição entre natureza e sociedade é uma construção do século XIX, que serve ao duplo propósito de controlar e ignorar a natureza.
( ) A avaliação de Beck seria a de estarmos testemunhando uma ruptura no interior da modernidade, cuja forma ele denomina como “sociedade de risco”.
( ) Ele argumenta que os riscos ambientais da produção industrial costumam se converter em custos internalizados economicamente pelas empresas e ressarcidos aos Estados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa B - V – V – V – F.
A questão aborda a perspectiva de Ulrich Beck sobre a "sociedade de risco", um conceito chave na sociologia contemporânea, especialmente no estudo da modernidade e seus efeitos. Beck argumenta que na modernidade tardia, não apenas a produção de riqueza está em voga, mas também a produção de riscos, muitos deles resultantes do avanço científico e tecnológico.
Vamos analisar cada assertiva para justificar a resposta correta:
1ª assertiva: "O livro foca nos riscos e efeitos da modernização, cujos resíduos de seu processo produtivo ameaçam a vida de plantas, animais e seres humanos."
Verdadeira. Beck discute extensivamente como a modernização traz consigo riscos ambientais e de saúde, resultantes de resíduos industriais e outros subprodutos tecnológicos que afetam o ecossistema e a saúde humana.
2ª assertiva: "Para o autor, a oposição entre natureza e sociedade é uma construção do século XIX, que serve ao duplo propósito de controlar e ignorar a natureza."
Verdadeira. Beck aponta que essa dicotomia entre natureza e sociedade é uma invenção moderna que facilita tanto o controle quanto a negligência em relação ao meio ambiente, uma crítica à visão reducionista do século XIX.
3ª assertiva: "A avaliação de Beck seria a de estarmos testemunhando uma ruptura no interior da modernidade, cuja forma ele denomina como 'sociedade de risco'."
Verdadeira. Beck caracteriza a modernidade tardia como uma "sociedade de risco", onde os perigos e incertezas criados pela própria modernização se tornam centrais.
4ª assertiva: "Ele argumenta que os riscos ambientais da produção industrial costumam se converter em custos internalizados economicamente pelas empresas e ressarcidos aos Estados."
Falsa. Na realidade, Beck argumenta que os custos e riscos ambientais frequentemente são externalizados pelas empresas, ou seja, transferidos para a sociedade em geral e para os Estados, que acabam lidando com as consequências sem os devidos ressarcimentos.
Portanto, a alternativa correta é B - V – V – V – F.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: B
O erro da última alternativa é afirmar que os riscos ambientais da produção industrial são ressarcidos aos Estados, quando na verdade eles são divididos por toda a população, que sofre as suas consequências negativas.
.
Fonte: https://tortoromr.com.br/sociedade-de-risco-e-sustentabilidade-de-ulrich-beck-a-contemporanea-crise-ambiental-de-consumo-e-a-importancia-da-inovacao-tecnologica
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo