Releia o trecho a seguir.“A cidade conta com 12 fontes de ág...
TEXTO II
Caxambu, a cidade com a maior estância
hidromineral do mundo
A pequena cidade de Caxambu, localizada no sul de Minas Gerais, é a cidade com a maior estância hidromineral do Brasil. Segundo a prefeitura, é o maior complexo hidromineral do mundo! A cidade conta com 12 fontes de águas minerais em seu bucólico Parque das Águas, onde as pessoas podem experimentar as águas e fazer massagens e banhos com água mineral.
Podemos dizer que Caxambu é uma pacata cidade do interior. Com seus 20 mil habitantes, o município é tranquilo e possui uma população hospitaleira. Muitos turistas chegam à cidade com o intuito de descansar, afinal stress não é uma palavra comum no vocabulário dos moradores da cidade. Por isso, há quem desembarque em Caxambu fugindo da agitação dos grandes centros urbanos, mas ainda são os aposentados o principal público que visita a cidade.
O turismo na região é antigo. Já no século XIX, a família real saía do Rio de Janeiro para visitar Caxambu em busca das propriedades medicinais das águas da cidade. Devido a visitantes tão importantes, algumas fontes foram batizadas com nomes de membros da família real, com destaque para a fonte Dom Pedro, em que há uma coroa.
Uma história interessante: a visita da Princesa Isabel a Caxambu, em 1868. Ela visitou a cidade acompanhada de seu marido, Conde d’Eu, com a intenção de beber das águas terapêuticas e curar sua infertilidade. A Princesa bebeu águas ricas em ferro e reverteu seu quadro de anemia. Não se sabe se foi devido a isso, mas ela conseguiu engravidar e, por gratidão, presenteou a cidade com a Igreja de Santa Isabel.
ZIG, Felipe. Disponível em: < https://goo.gl/ptZorn>. Aceso em: 26 set. 2017 [Fragmento].
Releia o trecho a seguir.
“A cidade conta com 12 fontes de águas minerais em seu bucólico Parque das Águas, onde as pessoas podem experimentar as águas e fazer massagens e banhos com água mineral.”
Em relação ao uso da palavra destacada, assinale a alternativa CORRETA.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) A conjunção destacada foi utilizada incorretamente, pois não deve se referir a lugar físico. (errada)
não é conjunção e deve se referir a lugar físico
b) O pronome foi utilizado corretamente, fazendo referência ao substantivo já mencionado. (gabarito)
c) O autor utilizou corretamente a preposição para designar um lugar específico. (errada)
não é preposição...
d) O autor utilizou incorretamente o advérbio, uma vez que deveria ter utilizado “aonde”. (errada)
não é advérbio nesse caso e não é ''aonde''...
''Onde indica, geralmente, quietação, permanência: «Onde está o João?»; «Onde vives?»; «Onde fica Luanda?». Mas também empregamos onde com verbos de movimento, quando esse verbo vai regido da preposição para: «Para onde foi o Jair?»
Aonde indica movimento (para um lugar). Esse lugar costuma ser um sítio de pouca permanência: «Diz-me lá aonde queres ir hoje»; «Para conseguir isso, tenho de me dirigir aonde?»''
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/onde-e-aonde/548
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-classe-de-palavras-de-onde/23794
Fazendo um comentário mais simples, eu entedi que se tirasse ( Parque das Águas) o advérbio onde ficaria sem sentido. Por isso letra B.
REGRA GERAL.
"ONDE" FAZ REFERÊNCIA A UM LUGAR FÍSICO, CASO NA FRASE DÊ PARA TROCAR PELOS TERMOS, EM QUE, NA QUAL OU NO QUAL.
OBS: NA QUESTÃO "ONDE" REFERE-SE A UM LUGAR FÍSICO (SUBSTANTIVO) ANTERIOMENTE.
EX: ESTA PLANILHA ONDE( em que) ESTÃO OS DADOS
"AONDE" FAZ REFERÊNCIA A UM LUGAR, IDEIA DE MOVIMENTAÇÃO A ALGUM LUGAR.
PODE SER TROCADO SEMANTICAMENTE POR, A QUE OU AO QUAL.
EX: ESTE BAR AONDE( AO QUAL) VOU.
O a de aonde nada mais é que uma preposição. Então precisa verificar se algum verbo posterior solicita aquela preposição.
Na frase "este bar aonde vou é legal", que o Carlos Jr mencionou, além do contexto revelar ação de ir, também tem o verbo "ir" no qual podemos perguntar 'quem vai, vai A ALGUM lugar"... simples... se ele vai A algum lugar, essa preposição precisa constar ao lado de onde. Essa é a justificativa gramatical encontrada nos livros. Saber disso, pelo menos uma vez, ajuda a esclarecer.
Mas pra prova... onde para indicar lugar, aonde para ir até esse lugar.
Morfologicamente, onde pode ser pronome ou advérbio. Em vista disso, anulam-se de antemão as alternativas a e c. É pronome quando faz referência a um substantivo antecedente, e advérbio quando, sem referência alguma, denota circunstância ou lugar. No primeiro, percebe-se uma relação (ou vínculo) a uma ideia já introduzida (o substantivo), a qual está ausente no segundo:
- Onde fica a padaria? (advérbio; sem relação/vínculo)
- Fui ao Parque das Águas, onde havia massagens e banhos com água mineral. (pronome; referência ao Parque das Águas)
O pronome onde pode ser substituído por em que ou no qual sem dano semântico. O mesmo não ocorre com o advérbio:
- Em que fica a padaria? (ininteligível)
- Fui ao Parque das Águas, no qual havia massagens e banhos com água mineral. (sem problemas)
Quanto ao aonde, ele é um advérbio (e jamais pronome) resultante da junção da preposição a (ou para) com o advérbio onde. É usado quando um verbo pede uso da preposição para:
- Meus pais não sabem aonde vou. (Quem vai, vai a algum lugar. Isto é, o verbo ir exige a preposição para. Note também que onde aqui não faz referência a nada, qualificando-se, portanto, como advérbio.)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo