O tratamento da dependência química deve sempre estar assoc...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão que aborda o tratamento da dependência química baseado na redução de danos. A alternativa correta, ou seja, aquela que está incorreta, é a alternativa C.
A redução de danos é uma abordagem que tem como objetivo diminuir os impactos negativos do uso de substâncias, sem necessariamente exigir a abstinência completa. Vamos entender detalhadamente cada alternativa para justificar nossa escolha:
Alternativa A - No tratamento que tem por base essa proposta, cabe ao profissional lidar com as diferentes possibilidades e escolhas que são feitas pelo paciente.
Esta alternativa está correta. A redução de danos envolve aceitar que os usuários podem não estar prontos ou dispostos a parar completamente com o uso de substâncias. O profissional deve estar preparado para trabalhar com as escolhas do paciente, ajudando-os a minimizar os riscos associados ao uso.
Alternativa B - No atendimento proposto, cabe à equipe de saúde acolher sem julgamento o que em cada situação, com cada usuário é possível, e o que é necessário, sempre estimulando a sua participação e o seu engajamento.
Também está correta. Uma característica fundamental da redução de danos é o acolhimento sem julgamento. A equipe de saúde deve criar um ambiente seguro, onde o usuário se sinta respeitado e encorajado a participar ativamente do seu tratamento.
Alternativa C - Nesta proposta de tratamento, a abstinência é o único objetivo a ser alcançado através do estabelecimento de vínculo com os profissionais.
Esta alternativa está incorreta. Na abordagem de redução de danos, a abstinência não é o único objetivo e, muitas vezes, não é necessariamente o objetivo principal. A proposta é minimizar os danos à saúde e sociais associados ao uso de substâncias, mesmo que o usuário continue utilizando-as.
Alternativa D - A redução de danos oferece-se como um método vinculado à direção do tratamento, sendo que dentro dessa lógica, tratar significa aumentar o grau de liberdade e de corresponsabilidade daquele que está se tratando.
Está correta. A redução de danos trabalha com a ideia de aumentar a autonomia e a corresponsabilidade do usuário em relação ao seu tratamento, promovendo uma maior liberdade e engajamento no processo terapêutico.
Em resumo, a alternativa C é incorreta porque distorce um dos princípios fundamentais da redução de danos, que não é focada exclusivamente na abstinência, mas sim em reduzir os danos associados ao uso de substâncias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nesta proposta de tratamento, a abstinência é o único objetivo a ser alcançado através do estabelecimento de vínculo com os profissionais
Incorreta
Promover autonomia ao dependente químico, ao mesmo tempo que o responsabiliza, é a base da ‘redução de danos’, estratégia que reabilita, fazendo o doente perceber sua real condição de vida e saúde, sem que seja julgado. A abordagem terapêutica é reconhecida como alternativa para as técnicas tradicionais de tratamento de usuários de drogas lícitas ou ilícitas, como a estratégia de abstinência.
Natália Priolli Jora Pegoraro, doutora em enfermagem psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP e enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial a usuários de Álcool e outras Drogas (CAPS-AD II) de Ribeirão Preto, explica que ‘redução de danos’ é “um conjunto de políticas e programas estruturados com o propósito de reduzir as consequências adversas das drogas, do ponto de vista sanitário, social e econômico”.
Por isso, embora reconheça a abstinência como resultado ideal do tratamento para o dependente químico, mostrando ao indivíduo os riscos e malefícios do uso de drogas, Natália defende que cada indivíduo tem uma história única, limites e questões particulares que devem ser respeitados. E é essa a política da redução de danos ao defender os direitos desse usuário, promovendo autonomia ao permitir que decida o início e a maneira de seu tratamento.
Por definição, redução de danos foca na prevenção aos danos, ao invés da prevenção do uso de drogas; bem como foca em pessoas que seguem usando drogas”.
- Redução de Danos (RD) é um conjunto de estratégias que visa minimizar os danos causados pelo uso de diferentes drogas, sem necessariamente ter de se abster do seu uso.
RD
FOCO = prevenção de danos
PODE INCLUIR abstinência (quem decide é o sujeito)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo