Um engenheiro de segurança avaliou as concentrações de um de...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo.
Vamos entender o porquê dessa resposta. A questão aborda o tema de limites de tolerância para agentes químicos no ambiente de trabalho, um conceito fundamental nas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego, especialmente a NR-15, que trata das atividades e operações insalubres.
Um agente químico, quando presente no ambiente de trabalho, deve ser controlado para garantir que sua concentração não exceda o limite seguro para a saúde dos trabalhadores, conhecido como Limite de Tolerância (LT). No caso apresentado, o limite de tolerância é de 4,0 ppm.
O engenheiro de segurança realizou 10 amostragens instantâneas e encontrou concentrações variando de 2,0 a 6,0 ppm. Observa-se que algumas dessas medições estão acima do limite de tolerância (4,0 ppm), o que caracteriza a atividade como insalubre.
Portanto, a conclusão de que a atividade é insalubre está correta, pois a exposição ocasional acima do limite de tolerância já é suficiente para classificar a condição como insalubre, conforme as diretrizes das normas.
As alternativas incorretas seriam aquelas que não reconhecessem a insalubridade da atividade, ignorando o fato de que qualquer excedente dos limites em medições representa um risco à saúde do trabalhador.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Considera-se insalubre toda atividade que ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos por lei. Se temos o LT de 4.0 ppm, isso quer dizer que em nenhum momento a atividade poderia ter chegado a 6ppm, logo ela é insalubre.
Senhores, esta questão deve ser anulada, há que se considerar que estamos falando de medições instantâneas, portanto, para a conclusão de insalubridade deve se levar em consideração o valor médio e não um valor pontual, a não ser que esse valor pontual ultrapasse o Valor máximo (que nesse caso seria 8 ppm) ou o valor Teto (caso o mesmo fosse assinalado), portanto vejam que o elaborador não informou se esta substância tem valor teto assinalado. Só para dar um exemplo, imaginem que das 10 amostras 9 fossem 2,0 ppm e 1 só 6 ppm, a média seria 2,4 ppm, espero ter ajudado, André.
Msm se só 1 amostragem tiver o valor acima do de tolerância, deve sim ser considerado uma atividade insalubre. Leve em consideração por exemplo o tempo de exposição do empregado.
Caro Rodolfo, essa coleta se dá de forma instantânea, os limites de tolerância são para média e não para picos, imagine que uma medição de ruído pontual passasse de 85 dB(A), ela não seria insalubre, pois se leva em consideração a média, leia a NR 15, anexo 11 do item 4 em diante, é disso que trata esta questão, André.
O colega André Henrique foi perfeito, a NR 15, anexo 11 diz:
"8. O limite de tolerância será considerado excedido quando a média aritmética das concentrações ultrapassar os valores fixados no Quadro nº 1."
"9. Para os agentes químicos que tenham VALOR TETO assinalado no Quadro nº 1 considerar-se-á excedido o limite de tolerância, quando qualquer uma das concentrações obtidas nas amostragens ultrapassar os valores fixados no mesmo quadro."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo