São efeitos fisiológicos da Microcorrente, exceto:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q738138 Fisioterapia
São efeitos fisiológicos da Microcorrente, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - Diminuição da produção de ATP.

A microcorrente é uma modalidade de eletroterapia utilizada na fisioterapia que aplica correntes elétricas de baixa intensidade para promover efeitos terapêuticos no corpo. Os efeitos fisiológicos mais reconhecidos da microcorrente incluem a estimulação do metabolismo celular, a regeneração de tecidos e a melhora nos processos de cicatrização.

Justificativa da alternativa correta: A microcorrente é conhecida por aumentar a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é a principal fonte de energia para as células. O aumento na produção de ATP é um dos principais efeitos benéficos da microcorrente, pois promove a reparação e regeneração celular. Portanto, a alternativa A é a única incorreta, pois menciona uma diminuição na produção de ATP, o que é contrário aos efeitos esperados.

Análise das alternativas incorretas:

B - Melhora do transporte de aminoácidos: A microcorrente facilita o transporte de aminoácidos, o que é fundamental para a síntese proteica e a reparação dos tecidos danificados. Este é um efeito positivo e esperado da terapia com microcorrente.

C - Aumento na produção de colágeno: A utilização de microcorrente pode estimular a produção de colágeno, uma proteína essencial para a cicatrização e para a manutenção da estrutura da pele e dos tecidos conjuntivos. Isso é desejado em tratamentos de cicatrização e regeneração tecidual.

D - Melhora nos processos de cicatrização em geral: A microcorrente é frequentemente utilizada para melhorar a cicatrização de feridas, queimaduras e outros processos de recuperação tecidual, graças à sua capacidade de aumentar a produção de ATP e de colágeno, além de melhorar a circulação sanguínea local.

Todos esses efeitos fisiológicos da microcorrente (alternativas B, C e D) são consistentes com seu uso terapêutico, tornando a alternativa A a única que não se alinha com os conhecimentos sobre seus efeitos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A

 

Estudos têm mostrado que o uso de microcorrentes a 500 amperes aumenta a produção de ATP, que aumenta o transporte de aminoácidos, e estes dois fatores contribuem para um aumento da síntese de proteína. 

 


A excitação elétrica de uma ferida aumenta a concentração de receptores de fator de crescimento que aumenta a formação de colágeno

 

https://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/5621/microcorrente-na-estetica

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo