Com relação à Tenossinovite de Quervain, assinale a alternat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1169767 Medicina
Com relação à Tenossinovite de Quervain, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão:

A questão aborda a Tenossinovite de Quervain, uma condição comum que afeta os tendões do punho, especificamente no primeiro compartimento dorsal do carpo. Conhecer as características anatômicas e clínicas dessa condição é essencial para responder corretamente à questão.

Alternativa correta:

A alternativa C: "É uma anomalia do primeiro compartimento dorsal do carpo." está correta. A Tenossinovite de Quervain é caracterizada pela inflamação dos tendões do abdutor longo e extensor curto do polegar, que passam pelo primeiro compartimento dorsal do carpo.

Justificativa da alternativa correta:

Na Tenossinovite de Quervain, a inflamação ocorre no primeiro compartimento dorsal, levando a sintomas como dor no lado do polegar do punho, especialmente ao agarrar ou levantar objetos. Este conhecimento anatômico é essencial para profissionais de saúde, principalmente em ortopedia e reumatologia.

Análise das alternativas incorretas:

A: A afirmação de que "as infiltrações, as imobilizações e a cirurgia são muito eficazes" está parcialmente correta, mas dizer que "não oferecem riscos" é impreciso. Todos esses tratamentos têm riscos potenciais, como infecção após cirurgia ou complicações de infiltrações.

B: A ideia de que "casos desencadeados na gravidez possuem expectativa de má evolução" é equivocada. Apesar de a Tenossinovite de Quervain ser comum na gravidez, especialmente devido a fatores hormonais e retenção de líquido, geralmente responde bem ao tratamento conservador.

D: A afirmação de que é "uma anomalia do terceiro compartimento ventral do carpo" está incorreta. O distúrbio está relacionado ao primeiro compartimento dorsal, não ao terceiro nem ao ventral.

E: A afirmação de que "são raros os casos de anomalias anatômicas associadas" não é verdadeira, pois variações anatômicas no compartimento podem contribuir para a condição. Por exemplo, variações no septo do compartimento podem predispor ao problema.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Tenossinovite de Quervain é uma condição dolorosa causada pela inflamação dos tendões no primeiro compartimento dorsal do carpo. É uma doença comum em pessoas que realizam movimentos repetitivos da mão, como digitação ou movimentos de pinça. A resposta correta é a alternativa C, que afirma que a Tenossinovite de Quervain é uma anomalia do primeiro compartimento dorsal do carpo. As infiltrações, imobilizações e cirurgias podem ser eficazes em casos iniciais, mas devem ser avaliadas individualmente pelo médico e podem oferecer riscos ao paciente. A alternativa B não é correta, pois a doença não é necessariamente crônica e não há relação direta com a gravidez. A alternativa E também não é correta, pois anomalias anatômicas podem estar associadas à doença.

Por exemplo, a tenossinovite é um processo inflamatório provocado por um problema mecânico: o atrito entre os tendões e os ossos lesa a bainha que fica entre tais estruturas, gerando sintomas inflamatórios. Este quadro pode gerar a compressão dos nervos periféricos localizados na região do punho. Tratar o paciente com queixas de compressão de nervo periférico, decorrente da tenossinovite dos flexores do carpo, não significa somar as terapêuticas propostas para a inflamação tendinosa mais a terapêutica para a síndrome do túnel do carpo. É necessário um plano terapêutico que estabeleça etapas de acordo com a prioridade instituída;

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_relacionadas_trabalho_manual_procedimentos.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo