As opções a seguir apresentam frases de Machado de Assis em ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (25)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Galera, questão bem tranquila, porém que gera grandes dúvidas, à primeira vista todas as alternativas parecem corretas, então não entrarei no mérito de simplesmente ficar afirmando que tal termo pertence a tal família (ex.: editor deriva de edição, "editor" se dá por uma regressão do termo "edição", o qual a base se mantém), enfim. Por isso, vou tratar diretamente da letra B que é a nossa resposta.
- B) luz x iluminará
- iluminará deriva da palavra "iluminar" e não da palavra "luz". Portanto, não são da mesma família.
Eu sei, na hora esse pequeno detalhe passa despercebido mesmo, acontece, levante a cabeça e bola pra frente campeão.
Acertei pelo motivo errado. Misericórdia!
'O verbo iluminar, do étimo latino illuminăre, tem como formas nominais as palavras iluminação (do latim illuminatiŏne-), iluminador (de illuminatŏre-), iluminista (iluminar + -ista) iluminadura (iluminar + -dura), iluminamento (iluminar + -mento); como adjetivos: iluminável (iluminar + -vel), iluminativo (iluminar + -tivo), iluminado, iluminante.
Por sua vez, o nome/substantivo luz deriva do étimo latino luce-. Com o mesmo radical, há os verbos luzir (do latim lucēre) e tremeluzir (tremer + luzir), a forma nominal luzência (do latim lucentĭa), o nome luzeiro (de luz+-eiro), o adjetivo luzidio (de luzir + -dio) e luzente (do latim lucente-). Assim, o elemento de formação de palavras que exprime a ideia de luz é luz(i).
Ora, segundo o Dicionário Terminológico, família de palavras é o «conjunto das palavras formadas por derivação ou composição a partir de um radical comum. Exemplos: mar, maré, marítimo, marinheiro, marina são palavras da mesma família».
Perante esta definição, e tendo como referência a etimologia de iluminar (illuminare-) e de luz (luce-), assim como os respetivos radicais [ilumin- e luz(i)], verificamos que não pertencem à mesma família de palavras. Aliás, tanto o verbo iluminar como o nome luz têm a respetiva família de palavras, como se pode verificar pelas formas nominais, adjetivais e verbais formadas com os seus radicais.'
in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/iluminar-e-luz-familia-de-palavras/31395 [consultado em 04-11-2023]
poxa, usei uma analise mais errei mesmo assim :(
adição = adicionar = acrescentar
editor = editar = alterar, corrigir.
enfim, suspeitei da alternativa correta, mais por causa da minha analise marquei a errada. AFF
Quando a questão traz "...em que os termos sublinhados pertencem À MESMA FAMÍLIA DE PALAVRAS." Ele não quer dizer palavras que compartilham o mesmo radical? porque se jogarmos no google "mesma família de palavras", ele nós traz que palavras da mesma família por definição é: Conjunto de palavras que partilham o mesmo radical. Exemplos: casa, casal, casar, casario, caseiro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo