Em muitas frases há a presença de termos que equivalem a or...
Assinale a frase em que a substituição do termo sublinhado por uma oração equivalente foi feita de forma adequada, mantendo-se o sentido original da frase.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
?
q porr@ é essa, foi digitado errado? na questão pede a correta.
que porcaria é essa de questão?
A alternativa B foi a única que eu descartei KKKKKKKKKK
Edit 1: Essa é aquela polêmica
A) Na abastança é impossível compreender as lutas da miséria. / Na abastança é impossível que se compreendam as lutas dos que estão em situação miserável.
- lutas da miséria: quando menciona "luta da miséria" o fragmento reluz a ideia de que aqueles que se encontram em situação de riqueza não compreendem as lutas da miséria, isto é, de que a luta é que é miserável.
- situação miserável: aqui, a ideia não é mais de que as lutas são miseráveis e, sim, que há uma luta daqueles que se encontrem em situação de miséria.
B) Nada se deve aos dementes e aos enamorados / Nada se deve aos que sentem a loucura do amor.
- Houve uma aglutinação da ideia "dementes e enamorados" por "loucura do amor".
- Quando o autor menciona: "nada se deve aos dementes e aos enamorados" - significa que as pessoas consideradas "dementes" e "enamorados" (apaixonados, que estão profundamente envolvidos emocionalmente) não têm direito a receber alguma recompensa, consideração ou benefício.
- A segunda assertiva sugere que as pessoas que estão profundamente apaixonadas, que experimentam fortes emoções e comportamentos apaixonados devido ao amor, não têm direito a receber recompensas especiais ou considerações especiais simplesmente por causa desse sentimento.
C) O dinheiro que compra o pão dos pobres comprou antes o divertimento dos abastados. / O dinheiro que compra o pão dos pobres comprou antes o divertimento dos que desfrutam da riqueza.
- Divertimento dos abastados: é a diversão daqueles que possuem uma situação de riqueza.
- Divertimento dos que desfrutam da riqueza: significa dizer que para que haja o divertimento dos abastados, deve haver, necessariamente, o usufruto de sua riqueza.
D) O dinheiro que compra o pão dos pobres comprou antes o divertimento dos abastados. / O dinheiro que compra o pão para os que vivem na pobreza comprou antes o divertimento dos abastados.
- dos pobres: "O dinheiro que compra o pão dos pobres" enfatiza que o dinheiro gasto na compra do pão dos pobres é, de alguma forma, direcionado ou priorizado para a compra do pão. Se você se atentar bem, verá que "dos pobres" traz uma ideia de posse, trazendo um sentido de que os pobres detêm da "posse" do pão e estão comercializando-o.
- para os que vivem na pobreza: agora, veja que o foco mudou, enquanto na expressão "pão dos pobres" indica uma posse, a substituição de "para os que vivem na pobreza" introduz um sentido de que os pães serão comprados para aqueles em situação de pobreza.
Errei esta questão, sobre o meu viés, houve uma extrapolação textual, se eu tivesse feito a prova teria entrado com recurso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo