As medidas de prevenção de contato são indicadas para pacien...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SESA-ES Prova: CESPE - 2013 - SESA-ES - Enfermeiro |
Q2893939 Enfermagem

As medidas de prevenção de contato são indicadas para pacientes com infecção ou colonização por microrganismos com importância epidemiológica e que são transmitidos por contato direto ou indireto. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos discutir a questão sobre medidas de prevenção de contato em ambientes de saúde, um tema essencial em biossegurança na enfermagem. Compreender esses conceitos é vital para garantir práticas seguras e eficazes.

A alternativa E é a correta. Ela lista corretamente algumas das doenças que requerem precauções de contato além do padrão, como rotavírus, estreptococcia, estafilococcia, hepatites A e B (quando há sangramento), HIV com sangramento, cólera e bactérias multirresistentes. Essas condições representam risco significativo de transmissão por contato direto ou indireto, justificando a implementação de precauções adicionais.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - Esta alternativa está incorreta porque o uso de óculos, máscara cirúrgica e avental pode ser necessário não apenas quando há risco de contato com sangue ou secreções, mas também em outras situações de potencial exposição a microrganismos que são transmitidos por contato.

B - Está equivocada ao afirmar que luvas e avental são necessários apenas para contato direto com o paciente. Na realidade, esses equipamentos são necessários também para a manipulação de equipamentos ventilatórios e superfícies próximas ao leito, onde pode haver contaminação.

C - A distância mínima de quatro metros entre leitos, conforme citado, é irrealística e não segue as diretrizes padrão, que geralmente recomendam uma distância de cerca de um metro para reduzir o risco de transmissão de infecções.

D - Errônea ao afirmar que equipamentos como termômetro, esfigmomanômetro e estetoscópio não devem ser exclusivos para cada paciente. Na verdade, a exclusividade de uso desses equipamentos é uma prática comum justamente para prevenir a disseminação de infecções.

Compreender e aplicar corretamente as precauções de contato é essencial para a segurança dos pacientes e profissionais de saúde. As medidas adequadas ajudam a interromper a cadeia de transmissão de infecções.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo