Nos trabalhos de manejo de bacias hidrográficas, duas deter...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: CODEMIG Prova: FGV - 2015 - CODEMIG - Analista Ambiental |
Q610064 Geografia
Nos trabalhos de manejo de bacias hidrográficas, duas determinações podem servir para o estabelecimento de intervenções adequadas: a descarga específica e a densidade de drenagem. Essas medidas são definidas, respectivamente, pela:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa A. Vamos entender o motivo e analisar cada uma das opções para esclarecer bem o tema.

Nos trabalhos de manejo de bacias hidrográficas, dois conceitos são fundamentais: descarga específica e densidade de drenagem. A descarga específica é definida pela vazão da bacia hidrográfica dividida pela área dessa bacia. Já a densidade de drenagem é dada pela razão entre o comprimento total dos canais e a área da bacia hidrográfica. Compreender essas definições é crucial para o manejo adequado das bacias hidrográficas.

A alternativa A menciona exatamente isso:

  • Descarga específica: vazão da bacia hidrográfica dividida pela área da bacia.
  • Densidade de drenagem: razão entre o comprimento total dos canais e a área da bacia hidrográfica.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa B: Esta alternativa sugere que a descarga específica é a vazão da bacia hidrográfica dividida pela extensão dos seus rios, o que está incorreto. Para a densidade de drenagem, ela propõe a razão entre a profundidade média dos canais e a área da bacia hidrográfica, o que também está errado, pois se refere ao comprimento total dos canais, não à profundidade.

Alternativa C: Aqui, a descarga específica é descrita como a vazão multiplicada pela área da bacia, o que está incorreto, pois a descarga específica é a vazão dividida pela área. Para a densidade de drenagem, é mencionada a razão entre o volume total dos canais e a área da bacia hidrográfica, o que também está errado, já que a densidade de drenagem é baseada no comprimento total dos canais.

Alternativa D: Esta alternativa define a descarga específica como a extensão dos rios multiplicada pela vazão, o que está incorreto. Para a densidade de drenagem, ela sugere a razão entre a vazão total dos canais e a área da bacia hidrográfica, o que também está incorreto.

Alternativa E: Esta alternativa menciona a descarga específica como a extensão do rio principal dividida pela vazão, que está incorreta. Para a densidade de drenagem, ela sugere a razão entre a área total da bacia hidrográfica e a vazão, o que não faz sentido.

Com base nas definições corretas, fica claro que a alternativa A é a única que descreve corretamente tanto a descarga específica quanto a densidade de drenagem.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. A


Área de drenagem: É a área plana (projeção horizontal) inclusa entre os seus divisores topográficos. É normalmente obtida por planimetria, geoprocessamento, pesagem do papel em balança de precisão e ferramentas digitais (Autocad/Idrisi). São muito usados os mapas do IBGE (escala 1:50.000). A área da bacia do Rio Paraíba do Sul é de 55.500 km2 . 

Exemplo: Determine a vazão específica da bacia.


Vazão específica (Q = q. A)

q: vazão específica (em mm ou l s-1 km-2 ) 

A: área em km2 

Q = 30 m3 /s numa bacia de 2000 km2 

Vazão específica? 

q = l s-1 km-2 


Densidade de drenagem (Dd): Expressa a relação entre o comprimento total dos cursos d’água (sejam eles efêmeros, intermitentes ou perenes) de uma bacia e a sua área total. 

Dd= EL/A

Para avaliar Dd, deve-se marcar em fotografias aéreas, toda a rede de drenagem, inclusive os cursos efêmeros, e depois medi-los com o curvímetro.


Fonte do trabalho completo: http://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/engenhariarural/luizfabianopalaretti/bacia-hidrografica.pdf

Gabarito: Letra A

A densidade de drenagem: razão entre o comprimento total dos canais e a área da bacia hidrográfica;

A descarga específica vazão da bacia hidrográfica dividida pela área dessa bacia

O coeficiente de compacidade ou índice Gravelius, Kc, é a relação entre o perímetro P da bacia e a circunferência de um círculo de igual área, A, de raio r

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo