Além do padrão de movimentação de estoques descrito na figur...
A figura acima mostra o comportamento do estoque do item A, cuja
demanda é independente. Nessa figura, X representa o ponto de
pedido desse item. Considerando essa figura e sabendo que a
empresa utiliza o sistema de ponto de pedido para a gestão dos
estoques do item A, julgue os itens que se seguem.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O fornecimento à empresa pode ser caracterizado segundo três fontes:
Fonte única --> O Fornecimento segundo fonte única requer exclusividade, devido à tipologia do produto ou a especificações por parte do fornecedor.
Fonte múltipla --> Tal como o nome indica, são utilizados mais do que um fornecedor, o que dá prazo a uma maior concorrência entre si, desencadeando melhores preços e serviços para as empresas.
Fonte simples --> Este tipo de fornecimento requer planejamento por parte das empresas. Compactua-se com um fornecedor, escolhido entre vários, com o intuito de um fornecimento por longo prazo.
A questão está correta, pois a fonte simples são vários fornecedores que é escolhido um, acredito que por essa lógica utiliza-se a licitação...
Adicionalmente, mesmo a adesão a uma ARP não enseja dispensa, mas mudança de modalidade conforme conveniência da AdmP.
Sinto lhe informar que o seu comentário está completamente equivocado!!!
Não há limitação de valor para licitação dispensável e esse artigo que você citou da Lei de Licitações não tem nada haver com o seu próprio comentário.
Veja: 8666 Art24, inciso IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos
Apesar de ter acertado a questão eu acredito que ela deveria estar mais detalhada sobre quais os produtos que estão sendo comprados já que poderia entrar em uma das hipóteses de licitação dispensável. O que tornaria a questão errada pela palavra obrigatoriamente.
Esta questão trata de um assunto fundamental em Direito Administrativo, apesar de rotulada como Adminitração de Recursos. Assim, analisando outras hipóteses de licitação, uma possibilidade que se levanta é a adesão a Ata de Registro de Preço, que seria, a depender do entendimento da banca (ou doutrina), uma possibilidade para não publicar de edital de licitação.
Agradeço seu apontamento, lo, mas pediria um tom mais ameno e mais construtivo para refutar ou complementar o comentário.
Errei essa questão por causa da palavra "obrigatoriamente". Em regra a administração pública é obrigada a licitar, salvo exceções que seria o caso de dispensa e inexigibilidade de licitação previsto na lei 8666/93. A questão faz referencia apenas a regra, e por isso quando pensamos nas exceções acabamos errando a questão. Devemos tomar cuidado para aprofundar na questão na medida que a ela se aprofunda, ou seja, se a questão falar das exceções então pensaremos nela, caso contrario ficamos somente com a regra.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo