O autor organiza sua argumentação de modo a expor, no
Os deuses de Delfos
Segundo a mitologia, Zeus teria designado uma medida apropriada e um justo limite para cada ser: o governo do mundo coincide assim com uma harmonia precisa e mensurável, expressa nos quatro motes escritos nas paredes do templo de Delfos: “O mais justo é o mais belo”, “Observa o limite”, “Odeia a hybris (arrogância)”, “Nada em excesso”. Sobre estas regras se funda o senso comum grego da Beleza, em acordo com uma visão do mundo que interpreta a ordem e a harmonia como aquilo que impõe um limite ao “bocejante Caos”, de cuja goela saiu, segundo Hesíodo, o mundo. Esta visão é colocada sob a proteção de Apolo, que, de fato, é representado entre as Musas no frontão ocidental do templo de Delfos.
Mas no mesmo templo (século IV a.C.), no frontão oriental figura Dioniso, deus do caos e da desenfreada infração de toda regra. Essa coabitação de duas divindades antitéticas não é casual, embora só tenha sido tematizada na idade moderna, com Nietzsche. Em geral, ela exprime a possibilidade, sempre presente e verificando-se periodicamente, da irrupção do caos na beleza da harmonia. Mais especificamente, expressam-se aqui algumas antíteses significativas que permanecem sem solução dentro da concepção grega da Beleza, que se mostra bem mais complexa e problemática do que as simplificações operadas pela tradição clássica.
Uma primeira antítese é aquela entre beleza e percepção sensível. Se de fato a Beleza é perceptível, mas não completamente, pois nem tudo nela se exprime em formas sensíveis, abre-se uma perigosa oposição entre Aparência e Beleza: oposição que os artistas tentarão manter entreaberta, mas que um filósofo como Heráclito abrirá em toda a sua amplidão, afirmando que a Beleza harmônica do mundo se evidencia como casual desordem. Uma segunda antítese é aquela entre som e visão, as duas formas perceptivas privilegiadas pela concepção grega (provavelmente porque, ao contrário do cheiro e do sabor, são recondutíveis a medidas e ordens numéricas): embora se reconheça à música o privilégio de exprimir a alma, é somente às formas visíveis que se aplica a definição de belo (Kalón) como “aquilo que agrada e atrai”. Desordem e música vão, assim, constituir uma espécie de lado obscuro da Beleza apolínea harmônica e visível e como tais colocam-se na esfera de ação de Dioniso.
Esta diferença é compreensível se pensarmos que uma estátua devia representar uma “ideia” (presumindo, portanto, uma pacata contemplação), enquanto a música era entendida como algo que suscita paixões.
(ECO, Umberto. História da beleza. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro, Record, 2004, p. 55-56)
Gabarito: C
É necessário a leitura de todo o texto ? Depende da pessoa.
Ao ler a alternativa C e recorrer ao terceiro paragráfo: a palavra antítese valida a mesma.
O terceiro parágrafo apresenta e deixa explícito duas antíteses que evidencia sentido de conflito no texto, vejam:
" Uma primeira antítese é aquela entre beleza e percepção sensível." e "Uma segunda antítese é aquela entre som e visão,as duas formas perceptivas privilegiadas pela concepção grega..."
Resposta: C
li, li de novo, depois li novamente e não entendi nada...
A resposta começa no segundo parágrafo em que o autor escreve: “Mais especificamente, expressam-se aqui algumas antíteses significativas que permanecem sem solução dentro da concepção grega da Beleza,…” e no parágrafo seguinte ele deixa explícito essas antíteses: "Uma primeira antítese é aquela entre beleza e percepção sensível." e "Uma segunda antítese é aquela entre som e visão,as duas formas perceptivas privilegiadas pela concepção grega..."
gabarito C
acertei mas li,reli e li de novo........... texto chato pra jhfslkdjhfljkdshflkhfdslk
Teve a sensação de estar lendo um texto em javanês ou talvez em mandarim. FCC punk viu
acertei com difuldade
Questão um pouco chatinha, porém lendo cada paragráfo com cuidado dá pra se ter uma ideia do que a questão tá pedindo.
No terceiro paragráfo é elencado varías antíteses da beleza, que é o que a alternativa C tá declarando.
"...segunda antítese é aquela entre som e visão, as duas formas perceptivas privilegiadas pela concepção grega..."
Letra C
(A) Incorreta. O primeiro parágrafo traz a concepção grega clássica, não a moderna.
(B) Incorreta. Alternativa bem razoável, causou dúvida em muitos alunos. Contudo, a palavra “inconsistente” não é adequada, nem é o objetivo do autor mostrar inconsistência, mas sim mostrar antíteses, aspectos aparentemente contraditórios.
(C) Correta. O ponto central do texto são oposições na concepção grega de beleza, as quais se ligam à combinação dos princípios de ordem (Apolo) e caos (Dionísio).
(D) Incorreta. As oposições não se nulificam, mas sim “coabitam”.
(E) Incorreta. Não substitui, apenas existe uma problemática, uma ponderação de antíteses sem solução clara.
PROF. FELIPE LUCAS
Texto extremamente rebuscado! Parece-me que a banca mais quer cansar o candidato que auferir de fato seus conhecimentos!!
(DEFENDERAY, Deus nos. 2018)
LETRA C, DE CHATOOOOOOOOO PARA CARALHO
ta mais fácil ser professor de portugues do que auditor la em goias!
eu fico me perguntando: como a prima da tia da minha vizinha passou em 2 meses?
sera que estou na vida errada
Acertei quase errando de tanta preguiça
Qual o assunto do texto mesmo?
Danilo Lima, essa é realmente a intenção da FCC e da CESPE: elaborar questões que cansem o candidato. As bancas não querem o mais inteligente, mas aquele que sabe otimizar seu tempo e, com isso, ser eficaz na prova. TEm gente que "perambula" a questão a ponto de esquecer que tem um tempo cronometrado a seguir, e uma dissertativa a fazer.
Questões como essa pule e vá pra próxima. Seja eficiente!
Questões de português da FCC e CESPE, do tipo múltipla escolha, se faz da seguinte forma:
Primeiro leia as alternativas, uma, duas vezes, e depois leia o texto inteiro. Volte nas alternativas. Quando fizer isso, vai perceber que as alternativas já lhe são familiares, a ponto de saber qual delas já te inclina a ter uma maior probabilidade de saber qual delas é a correta.
Depois de 10 minutos lendo e relendo entendi e acertei kkkk
A resposta está aqui:
" Uma primeira antítese é aquela entre beleza e percepção sensível. Se de fato a Beleza é perceptível, mas não completamente, pois nem tudo nela se exprime em formas sensíveis, abre-se uma perigosa oposição entre Aparência e Beleza: oposição que os artistas tentarão manter entreaberta, mas que um filósofo como Heráclito abrirá em toda a sua amplidão, afirmando que a Beleza harmônica do mundo se evidencia como casual desordem."
O filósofo Heráclito (grego) afirmou que, de fato, existe uma combinação harmônica do mundo, que também é observada própria casualidade da desordem, ou seja, uma combinação entre caos e ordem, por isso da palavra "casual desordem".
Gabarito: C
Letra (c)
O autor organiza sua argumentação de modo a expor, no,terceiro parágrafo, oposições na concepção grega de beleza, as quais se ligam à combinação dos princípios de ordem e caos.
-> Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela apresentação de palavras de sentidos opostos.
-> A palavra antítese tem origem no termo grego antithesis, que significa resistência ou oposição.
Uma primeira antítese é aquela entre beleza e percepção sensível. Se de fato a Beleza é perceptível, mas não completamente, pois nem tudo nela se exprime em formas sensíveis, abre-se uma perigosa oposição entre Aparência e Beleza: oposição que os artistas tentarão manter entreaberta, mas que um filósofo como Heráclito abrirá em toda a sua amplidão, afirmando que a Beleza harmônica do mundo se evidencia como casual desordem.
Uma segunda antítese é aquela entre som e visão, as duas formas perceptivas privilegiadas pela concepção grega (provavelmente porque, ao contrário do cheiro e do sabor, são recondutíveis a medidas e ordens numéricas): embora se reconheça à música o privilégio de exprimir a alma, é somente às formas visíveis que se aplica a definição de belo (Kalón) como “aquilo que agrada e atrai”. Desordem e música vão, assim, constituir uma espécie de lado obscuro da Beleza apolínea harmônica e visível e como tais colocam-se na esfera de ação de Dioniso.
Poderia ser B, sem nenhum problema, há justificativas pra sim e não.
O que me fez não escolher a C foi a palavra "NA": oposições "na" concepção grega.....
Se estivesse escrito: "oposições 'à' concepção grega....." eu marcaria a letra C.
Questão coringa.
Esse é facilmente o pior texto que eu li na minha vida