As imagens 1 e 2 abaixo mostram a Praça dos Cristais, locali...
Considerando as imagens mostradas, julgue os itens que se seguem, em relação aos espaços livres, praças e parques.
Nas praças projetadas por Burle Marx, predominam as curvas, tal como se observa no projeto paisagístico representado na imagem 2.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A praça foi projetada por Burle Marx e seu assistente, conforme a página do ministério do exército :
http://www.pmb.eb.mil.br/pdc/memoria.html
A Praça Cívica, popularmente conhecida como Praça dos Cristais, foi projetada por Roberto Burle Marx. Está localizada em Brasília, no Setor Militar Urbano, tendo sida inaugurada em 1970, após 5 anos de construção. É um jardim construído na forma de um triângulo de 102 mil metros quadrados.
A Praça dos Cristais é assim chamada porque durante a construção, iniciada em 1965, Burle Max e seu assistente o Sr. Haruyoshi Ono, arquiteto, paisagista e atual diretor responsável pelo escritório Burle Max & CIA LTDA, realizaram uma viagem para Cristalina, onde encontraram muitos cristais de rocha. Na oportunidade, Roberto Burle Marx solicitou que o Sr. Haruyoshi desenhasse as peças existentes hoje, para o espelho d'água principal, representando assim as riquezas existentes no Planalto Central. O resultado é uma magnífica construção de cristais em concreto, bem ao estilo de Oscar Niemeyer.
Burle Marx foi o paisagista que descobriu a riqueza da flora nativa do Brasil. Amante da natureza, chegou a catalogar 46 novas plantas e emprestou seu nome para várias espécies. Ao criar o projeto de paisagismo da Praça dos Cristais, Burle Marx utilizou 53 tipos de plantas, muitas delas não nativas do cerrado. Algumas não se adaptaram ao clima de Brasília e não sobreviveram. Outras resistiram e estão lá até hoje. Um exemplo é o buriti de aproximadamente 12m que se encontra no local há 38 anos.
Em novembro de 2007, com estímulo e apoio da Secretaria Geral do Exército, a Prefeitura Militar de Brasília começou um processo de revitalização do projeto original da Praça dos Cristais. O trabalho de revitalização prosseguiu ao longo de 2008 e 2009. Pretende-se agora que a manutenção seja contínua e a cada dia mais buscando a restauração de acordo com o projeto original.
Os trabalhos de revitalização incluíram a recuperação do poço artesiano; da caixa d´água para armazenamento da água; do sistema de bombeamento de água para os lagos e irrigação dos canteiros; do sistema de irrigação com seus aspersores; dos passeios em pedra portuguesa, da impermeabilização e recuperação das juntas do lago principal; dos lagos destinados a plantas aquáticas que estavam soterrados, do sistema de iluminação noturna, do paisagismo original, com a orientação e apoio da NOVACAP, entre outros trabalhos.
Achei a questão induzir ao erro...de fato, nos jardins do Burle Maxs há um predomínio das curvas e se olhar atentamente para imagem observa-se exatamente a vegetação trabalhada dessa forma...a vista superior da ÁREA do jardim sim é triangular.
Não vejo nada ortogonal, mas sim nítidas curvas e múltiplos redirecionamentos de pequenas retas. Triste... :'(
Burle Marx faz intenso uso de formas orgânicas para definir canteiros, caminhos, etc....
"Nos projetos de Burle Marx predominam as curvas": até aqui a afirmação está correta.
"Como pode-se perceber na imagem 2": afirmação errada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo