Considere, no âmbito da Análise de Pontos de Função:(I) Um A...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80216 Engenharia de Software
Considere, no âmbito da Análise de Pontos de Função:

(I) Um ALI é contado com base em uma avaliação do número de campos de dados não recursivos do usuário e do número de tipos de elementos de registros lógicos nele contidos.
(II) Um AIE é uma entidade lógica e persistente, que é requerida para referência ou validação pelo software sendo contado, mas que é mantido por outro aplicativo de software.
(III) Uma entrada externa é contada com base no número de campos de dados do usuário envolvidos e na soma dos ALI, mas não dos AIE participantes do processo.

Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - I e II, apenas.

A Análise de Pontos de Função (APF) é uma técnica de medição que visa determinar o tamanho funcional de um software, com base em sua funcionalidade e nas interações com o usuário. Ela foi criada para estimar o esforço de desenvolvimento e manutenção de sistemas de software. Vamos entender cada um dos itens mencionados na questão:

(I) Arquivo Lógico Interno (ALI) é uma tabela ou arquivo de dados reconhecível pelo usuário dentro do sistema que está sendo medido. O ALI é contado baseando-se na complexidade e no número de campos de dados do usuário (itens de dados únicos) e de tipos de elementos de registros lógicos (grupos de dados relacionados). Portanto, esta afirmação está correta.

(II) Arquivo de Interface Externa (AIE) é um conjunto de dados lógicos que são usados para referência pelo sistema analisado, mas que são mantidos por outro sistema. Portanto, o AIE é uma entidade lógica e persistente, e a afirmação está correta. AIEs são importantes para entender as dependências e o fluxo de dados entre sistemas diferentes.

(III) Entrada Externa (EE) é uma função que representa o processamento de dados de entrada oriundos do ambiente externo. Contudo, a contagem para EE não inclui a soma de Arquivos Lógicos Internos (ALI) e Arquivos de Interface Externa (AIE). Ela é baseada no número de campos de dados do usuário que afetam o comportamento do sistema e na complexidade do processamento lógico. A parte que menciona a "soma dos ALI" na afirmação é incorreta, invalidando esta opção.

Para resolver essa questão é necessário entender as definições dos tipos de função de dados (ALI e AIE) e de transação (como EE), e como estes são medidos na prática da Análise de Pontos de Função. Com essa base, pode-se identificar as características e formas de contagem corretas para cada elemento.

Portanto, as afirmações I e II estão corretas, e a afirmação III está incorreta, tornando a alternativa D a correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Um ALI é uma entidade lógica e persistente, a respeito da qual dados serão mantidos. Os ALIbaseiam-se em requisitos lógicos dos usuários e são independentes da implementação ou meios dearmazenamento, tais como tabelas ou bancos de dados. Um ALI é contado com base em uma avaliação do número de campos de dados não recursivos do usuário e do número de tipos de elementos de registros lógicos nele contidos.

Um AIE é uma entidade lógica e persistente, que é requerida para referência ou validaçãopelo software sendo contado, mas que é mantido por outro aplicativo de software. (Isto é, um arquivode interface externa deve ser um arquivo lógico interno para um outro aplicativo). De forma semelhante a um ALI, um AIE é avaliado com base no número de campos de dados não recursivos do usuário e no número de tipos de elementos de registros lógicos. Arquivos de interface externa também são parte dos requisitos lógicos dos usuários.

Uma entrada externa ( EE ) é um processo lógico do negócio que mantém os dados em um ou maisarquivos lógicos internos, ou é um processo de controle que direciona o software para atender osrequisitos de negócio do usuário. Uma entrada externa é contada com base no número de campos de dados do usuário envolvidos e na soma dos ALI e AIE participantes do processo. Um exemplo de EE seria"Incluir empregado" em um aplicativo de recursos humanos.

 

ALTERNATIVA D

(I) Um ALI é contado com base em uma avaliação do número de campos de dados não recursivos do usuário e do número de tipos de elementos de registros lógicos nele contidos. CORRETO
O primeiro passo para a contagem das funções de dados consiste em identificar arquivos lógicos internos (ALIs) e arquivos de interface
externa (AIEs). Cada uma dessas funções de dados deve ser classificada segundo sua complexidade funcional. Essa complexidade é definida com base em dois conceitos: registros lógicos e itens de dados.



(II) Um AIE é uma entidade lógica e persistente, que é requerida para referência ou validação pelo software sendo contado, mas que é mantido por outro aplicativo de software. CORRETO
Um Arquivo de Interface Externa (AIE) é apenas referenciado pela aplicação, ou seja, ele é mantido dentro da fronteira de outra aplicação. Assim, o objetivo de um AIE é armazenar os dados referenciados por um ou mais processos elementares da aplicação sendo contada, mas que são mantidos por outras aplicações.

(III) Uma entrada externa é contada com base no número de campos de dados do usuário envolvidos e na soma dos ALI, mas não dos AIE participantes do processo. INCORRETO
A contagem das funções transacionais (entradas externas, saídas externas e consultas externas) é feita com base no número de arquivos referenciados e dos itens de dados manipulados pela função. Um arquivo referenciado pode ser um ALI lido ou mantido pela função
transacional, ou um AIE lido pela função transacional.

FONTE:
http://www.inf.ufes.br/~falbo/download/aulas/es-g/2005-1/APF.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo