Considere um motor de indução trifásico alimentado a partir...
Considere um motor de indução trifásico alimentado a partir de um QCM (380/220 V – 60 Hz) a 80m de distância por condutores de resistência de 7,8 Ω/km. Considere, ainda, que no mesmo local de instalação do motor há uma carga resistiva monofásica de 1 kW de potência e que instalado no motor há um relé de subtensão ajustado para atuar para tensão de 90% da tensão nominal. Se o motor tem na sua partida uma corrente de 60 A, , de acordo com as normas NBR 5410/2004 e NTC 04/2016:
I. Esse motor pode ter partida direta.
II. Esse motor pode ter partida através de chave estrela-triângulo.
III. Esse motor pode ter partida através de chave compensadora com autotransformador no tap 65%. Assinale a alternativa CORRETA:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Concordo que a I está correta, fazendo os cálculos com os dados apresentados, chega-se em uma queda de tensão de 37.44V para partida direta; logo, acima dos 90% do relé de subtensão.
Agora, como é possível afirmar que a II está correta? Não há informações sobre o número de terminais acessíveis do motor, muito menos a tensão nominal de seus enrolamentos.
E por que a III está errada? Se o relé não atua para a corrente de partida direta, não será a corrente de uma chave compensadora em 65% que irá acioná-lo, talvez tenha a ver com a carga resistiva em paralelo.
Se alguém tiver mais informações sobre essa questão e puder comentar, fico agradecido.
A banca manteve gabarito A como definitivo no site deles.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo