[...] quase todos [os meninos índios] vêm duas vezes por dia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465569 História
[...] quase todos [os meninos índios] vêm duas vezes por dia à escola, sobretudo de manhã; pois de tarde todos se dão `caças ou à pesca para se darem sustento; se não trabalham não comem. Mas o principal cuidado que temos deles está em declararmos os rudimentos da fé, sem descuidar o ensino das letras; estimam-no tanto que, se não fosse esta atração, talvez não os pudéssemos levar a mais nada [...] Se acaso alguns deles, pouco que seja, se dá, ou pelo jeito do corpo ou pelas palavras ou de qualquer outro modo, a alguma coisa que tenha ressaibo de costumes gentios, imediatamente os outros o acusam e riem dele. (ANCHIETA, José de. Doutrina Cristã, p. 210. In: DAHER, Andrea. Oralidade perdida: ensaios de história das práticas letradas. RJ: Civilização Brasileira, 2012. p. 59)
A contrarreforma teve um impacto direto na atuação da Igreja Católica nas colônias, e a Companhia de Jesus foi a protagonista da expansão do catolicismo. Na América portuguesa, os escritos de José de Anchieta são relatos importantes para a investigação das relações entre portugueses e os povos originários, bem como as relações entre os próprios indígenas nos espaços cristianizados. Nesse sentido, podemos dizer que o relato de Anchieta nos oferece a possibilidade de explorar o seguinte tema: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - Disciplinarização dos corpos indígenas.

Vamos entender como chegamos a essa conclusão:

O excerto do texto de José de Anchieta destaca a prática dos jesuítas de educar os meninos indígenas, com o objetivo principal de ensinar os rudimentos da fé católica. Além disso, os jesuítas também ensinavam outras disciplinas, mas sempre com o foco na doutrinação religiosa.

Essa prática reflete a disciplinarização dos corpos indígenas, ou seja, a tentativa de moldar o comportamento e a mentalidade dos indígenas segundo os valores europeus-cristãos. A questão menciona que, por meio da educação e da doutrinação religiosa, os jesuítas visavam controlar e transformar os modos de vida dos indígenas para que se alinhassem aos preceitos católicos e à cultura europeia.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Exortação à rebelião contra o colonizador. Essa alternativa está incorreta porque o texto de Anchieta não incentiva a revolta ou qualquer tipo de rebelião contra os colonizadores. Pelo contrário, o foco é na submissão e adaptação dos indígenas aos valores europeus e cristãos.

C - Defesa das práticas e costumes dos povos originários. O texto não faz uma defesa das práticas e dos costumes indígenas. Na verdade, ele descreve uma tentativa de modificar e substituir esses costumes pelos valores cristãos, o que é justamente o oposto de uma defesa.

D - Preservação da cosmogonia dos povos originários. A cosmogonia refere-se às visões de mundo e mitologias próprias dos povos indígenas. O texto de Anchieta mostra um esforço em substituir essas crenças pela doutrina cristã, e não em preservá-las.

E - Implantação do ensino laico. A alternativa está incorreta porque o ensino descrito no texto é fortemente religioso, com a ênfase na doutrinação cristã. A proposta dos jesuítas era educar os indígenas para converter-se ao cristianismo, não para oferecer uma educação laica, ou seja, sem orientação religiosa.

Em resumo, o texto exemplifica a disciplinarização dos corpos indígenas pelos jesuítas, que visavam controlar e transformar a cultura indígena através da educação religiosa e do comportamento social, conforme os valores europeus e cristãos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

1500

Literatura de informação - Consiste em simplesmente informar sobre o que está acontecendo no Brasil.

Literatura de catequese - consiste em caterquesar os índios para a igreja católica. Visto que, após a eclosão da Reforma protestante, a igreja estava perdendo a sua hegemonia. Portanto, buscou meios para continuar o seu crescimento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo