O comparecimento à Assembleia soberana era aberto a todo o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465571 História
O comparecimento à Assembleia soberana era aberto a todo o cidadão, e não havia burocracia ou funcionários públicos, exceto uns poucos escriturários, escravos de propriedade do estado que faziam registros inevitáveis, como cópias de tratados e leis, listas de contribuintes inadimplentes e similares. O governo era, assim, “pelo povo”, no sentido mais literal. A Assembleia, que detinha a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, nas finanças, na legislação, nas obras públicas, em suma, na totalidade das atividades governamentais, era um comício ao ar livre, com tantos milhares de cidadãos com idade superior a 18 anos quantos quisessem comparecer naquele determinado dia. Ela se reunia frequentemente durante o ano todo, no mínimo quarenta vezes, e, normalmente, chegava a uma decisão sobre o assunto a discutir em um único dia de debate, em que, em princípio todos os presentes tinham o direito de participar, tomando a palavra. Isegoria, o direito universal de falar na Assembleia, era algumas vezes empregado pelos escritores gregos como sinônimo de “democracia”. E a decisão era pelo voto da maioria simples daqueles que estivessem presentes. (FINLEY, Moses I. Democracia antiga e moderna. RJ: Graal, 1985. p. 31)
Tendo em vista a descrição do autor sobre o funcionamento da Assembleia, podemos considerar que a democracia ateniense é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - direta

Diante da questão proposta, a democracia ateniense é melhor descrita pela alternativa direta. Vamos entender o porquê e analisar todas as alternativas para garantir uma compreensão completa.

A descrição fornecida pelo autor Moses I. Finley refere-se ao funcionamento da Assembleia na antiga Atenas, onde todos os cidadãos com idade superior a 18 anos podiam participar diretamente das decisões políticas. Esta participação direta caracteriza o modelo de democracia direta, onde o povo tem o poder de tomar decisões políticas sem a intermediação de representantes.

Justificativa da alternativa correta (E):

A democracia ateniense era direta porque os cidadãos participavam pessoalmente das discussões e votações sobre uma ampla gama de assuntos governamentais. Este modelo é oposto ao da democracia representativa, onde os cidadãos elegem representantes para tomar decisões em seu nome. A Assembleia ateniense decidia sobre guerra, paz, tratados, finanças, legislação e obras públicas, sempre por meio da participação direta dos cidadãos. A isegoria, ou seja, o direito de todos falarem na Assembleia, é um indicativo claro desse modelo democrático.

Análise das alternativas incorretas:

A - restrita aos especialistas: Esta alternativa é incorreta porque a participação na Assembleia ateniense não era limitada a especialistas. Todos os cidadãos tinham o direito de participar e votar, independentemente de seu nível de especialização ou conhecimento específico.

B - representativa: Esta alternativa está errada porque a democracia ateniense não funcionava por meio de representantes. Os cidadãos participavam diretamente das deliberações e decisões, o que configura uma democracia direta, e não representativa.

C - limitada aos alfabetizados: A alternativa é incorreta porque não há menção na descrição do autor de que a participação na Assembleia estivesse restrita apenas aos cidadãos alfabetizados. A característica principal era a participação direta de todos os cidadãos, independentemente desse critério.

D - oligárquica: Esta alternativa também está errada. Uma oligarquia é um tipo de governo onde o poder está concentrado nas mãos de poucos. Na democracia ateniense, o poder era exercido por uma ampla maioria de cidadãos, o que é precisamente o oposto de uma oligarquia.

Em resumo, a alternativa correta é E - direta, pois a Assembleia ateniense permitia a participação direta de todos os cidadãos nas decisões políticas, sem a intermediação de representantes ou a restrição a grupos específicos de pessoas.

Espero ter ajudado a esclarecer o funcionamento da democracia ateniense e como essa questão pode ser resolvida de maneira eficaz. Se tiver mais dúvidas, sinta-se à vontade para perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A democracia ateniense era direta: todos os cidadãos podiam participar da assembleia do povo (Eclésia), que tomava as decisões relativas aos assuntos políticos, em praça pública. Entretanto, é bom deixar claro que o regime democrático ateniense tinha os seus limites." FUNARI, Pedro Paulo A. Grécia e Roma.

A democracia ateniense é considerada uma democracia direta (Alternativa E). Isso significa que todos os cidadãos tinham o direito de participar diretamente nas decisões políticas. Eles não elegiam representantes para tomar decisões em seu nome, como acontece na democracia representativa.

Agora, vamos explicar as outras alternativas:

  • Restrita aos especialistas (Alternativa A): Isso se refere a um sistema onde apenas pessoas com conhecimento especializado em um determinado campo têm o direito de tomar decisões. Isso não se aplica à democracia ateniense, onde todos os cidadãos tinham o direito de participar.
  • Representativa (Alternativa B): Em uma democracia representativa, os cidadãos elegem representantes para tomar decisões em seu nome. Isso difere da democracia ateniense, onde os cidadãos tomavam decisões diretamente.
  • Limitada aos alfabetizados (Alternativa C): Isso se referiria a um sistema onde apenas aqueles que podem ler e escrever têm o direito de participar. Na democracia ateniense, o direito de participar não era limitado à alfabetização.
  • Oligárquica (Alternativa D): Uma oligarquia é um sistema de governo onde o poder é detido por um pequeno grupo de pessoas. Isso contrasta com a democracia ateniense, que era caracterizada pela participação de todos os cidadãos.

Vale ressaltar que escravos , crianças , mulheres e estrangeiros não participavam dessa democrácia.

B) representativa:

Está incorreta porque a democracia ateniense era direta, não representativa. Na democracia representativa, os cidadãos elegem representantes para tomar decisões em seu nome. Na democracia ateniense, os próprios cidadãos participavam diretamente das decisões.

democracia ateniense foi o sistema político estabelecido na cidade de Atenas, que floresceu no século V a.C. Era caracterizado pela participação direta dos cidadãos livres nas assembleias populares, tribunais e na tomada de decisões políticas. A democracia ateniense teve origem no contexto da pólis grega.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo