O trabalho do Assistente Social, de acordo com Mioto (2010)...
O trabalho do Assistente Social, de acordo com Mioto (2010), nos remete a um entendimento de um determinado conceito de família. Ancorada em uma perspectiva crítica, a autora nos apresenta uma conceituação de família. Derivando da concepção da autora, analise as afirmativas abaixo:
I. A família, além de produzir subjetividades também é uma unidade de cuidado e de redistribuição interna de recursos.
II. A família é construída e reconstruída histórica e cotidianamente e é um espaço altamente complexo.
III. A família precisa ser compreendida a partir de uma determinada estrutura tomada como ideal (casal com seus filhos) e com papéis pré-definidos.
IV. A família tem um papel importante na estruturação da sociedade em seus aspectos sociais, políticos e econômicos.
V. Na família, as relações familiares estão circunscritas apenas às relações estabelecidas no âmbito de seu domicílio, portanto, aspectos sociais e econômicos não condicionam a vivência familiar, unidade privada de relacionamentos.
Estão corretas as afirmativas:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão pede uma perspectiva crítica acerca da família, dessa forma, vejamos os erros de cada assertiva:
I. A família, além de produzir subjetividades também é uma unidade de cuidado e de redistribuição interna de recursos.
II. A família é construída e reconstruída histórica e cotidianamente e é um espaço altamente complexo.
III. A família precisa ser compreendida a partir de uma determinada estrutura tomada como ideal (casal com seus filhos) e com papéis pré-definidos. (Atualmente temos diversos arranjos familiares, essa concepção de família ideal, estruturada é uma concepção conservadora, familista como Mioto expressa)
IV. A família tem um papel importante na estruturação da sociedade em seus aspectos sociais, políticos e econômicos.
V. Na família, as relações familiares estão circunscritas apenas às relações estabelecidas no âmbito de seu domicílio, portanto, aspectos sociais e econômicos não condicionam a vivência familiar, unidade privada de relacionamentos. (Hoje, existem diversas relações que são constituídas e consideradas enquanto entidade familiar, o próprio conceito de Família posto na PNAS nos leva a entender que essa assertiva está incorreta)
Uma questão que nos ajuda a compreender um pouco melhor:
Ano: 2009
Banca: VUNESP
Órgão: CETESB
Prova: Analista - Educação Ambiental
Quanto do consenso em torno da família como espaço privilegiado para a prática de valores comunitários e o aprofundamento de relações de solidariedade, o trabalho com família é um imperativo para o Serviço Social. Contudo a família apresenta hoje diferentes modalidades que precisam ser detectadas. Quanto aos diferentes modelos de família, indique a alternativa que contém a ideia mais abrangente que o profissional do Serviço Social deve levar em consideração no trabalho com família.
a)
A família pode ser pensada como um grupo de pessoas que são unidas por laços de consanguinidade, de aliança e de afinidade. Esses laços são constituídos por representações, práticas e relações que implicam obrigações mútuas.
De acordo com Mioto, Família e sua mais variadas configurações constitui-se como um espaço altamente complexo, sendo construída diariamente tendo por bases as negociações que estabelecem entre seus membros e demais esferas esferas da sociedade. Reconhece-se também que além de sua capacidade de produção de subjetividades , ela também é uma unidade de cuidado e de redistribuição interna de recursos.
A família é uma construção tanto privada quanto pública e possui um importante papel na sociedade em relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos, cobrindo insuficiências das políticas públicas e sendo influenciada pela questão social.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo