Embora os historiadores tenham assinalado as preocupações da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465577 História
Embora os historiadores tenham assinalado as preocupações da Igreja católica de catequização dos negros no Brasil, não há registros de uma ação educativa que os iniciasse na árdua tarefa da leitura dos evangelhos. A palavra escrita lhes era inacessível. Como eram então doutrinados? No catolicismo imposto às classes populares “a figura do Cristo Revelado no Novo Testamento é praticamente desconhecida “. São os “santos” que estão na base do catolicismo popular. Assim, a catequese dos africanos no Brasil não se fez acompanhar de um processo que pressupusesse, antes de mais nada, a aquisição da leitura. Na realidade, não se buscava decifrar no Novo testamento as mensagens do Cristo Revelado; o catolicismo dos negros, no período colonial, foi estruturado a partir de suas devoções aos santos e à Virgem Maria. O que de fato eram as irmandades? Que função preenchiam na vida colonial? (GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. Negros e Educação no Brasil. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011)
Para responder as questões propostas pelo autor, cumpre analisar que as irmandades foram 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B: aceitas pelos senhores, pois assim não precisavam conviver com os negros nos mesmos espaços de culto.

Para entender a questão, precisamos compreender o papel das irmandades religiosas no Brasil colonial. As irmandades eram associações de leigos que se organizavam em torno de um santo padroeiro. Elas tinham um papel fundamental na vida social e religiosa, particularmente para a população negra.

As irmandades serviam como um espaço de integração social e apoio mútuo para os negros, que incluíam tanto os africanos escravizados quanto os nascidos no Brasil. Dentro das irmandades, eles podiam exercer certa autonomia, participar de cultos, festas e rituais que, de certa forma, preservavam elementos de suas culturas de origem.

Agora, vamos analisar cada alternativa:

A - espaços de escolarização da população negra escravizada, o que respondia a uma demanda social da Igreja católica. Esta alternativa está incorreta porque, como o texto menciona, não havia um esforço da Igreja para escolarizar os negros e ensiná-los a ler os Evangelhos. A catequese era principalmente oral e focada na devoção aos santos.

B - aceitas pelos senhores, pois assim não precisavam conviver com os negros nos mesmos espaços de culto. Esta é a alternativa correta. As irmandades permitiam que os negros tivessem seus próprios espaços de culto, separados dos brancos, o que facilitava a aceitação por parte dos senhores, que não desejavam compartilhar os mesmos espaços religiosos com os escravizados.

C - espaços de convívio harmonioso e trocas culturais entre as diversas nações africanas face à luta contra a escravidão. Esta alternativa exagera ao sugerir que as irmandades eram locais de luta contra a escravidão. Embora elas fossem importantes para a solidariedade e a preservação cultural, não eram centros de resistência aberta contra a escravidão.

D - locais de ruptura entre o catolicismo branco, vivido pelos senhores de engenho, e o catolicismo negro, vivido nas ruas e plantações. Esta alternativa está incorreta porque não se trata de uma "ruptura" entre catolicismos, mas sim de uma adaptação e apropriação do catolicismo pelos negros, com foco em santos e devoções que faziam sentido dentro de suas realidades.

E - espaços de organização política dos negros africanos e dos negros nascidos no Brasil para preservar a escravidão. Esta alternativa está incorreta e confusa. As irmandades não tinham como objetivo preservar a escravidão; pelo contrário, serviam para apoiar os negros em suas necessidades e preservar suas tradições culturais e religiosas.

Espero que esta explicação tenha ajudado a compreender o papel das irmandades no Brasil colonial e a razão pela qual a alternativa B é a correta. Elas foram importantes espaços de religião, cultura e solidariedade, aceitas pelos senhores porque mantinham os negros em espaços de culto separados.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Até parte do século 19, os negros eram impossibilitados de frequentar a " igreja dos brancos ". Havia, entretanto, a vontade de integrá-los à fé católica, assim, várias igrejas dedicadas especialmente aos negros foram construídas em todo o País e a prática religiosa, incentivada.

não acho que o trecho conduz pra essa resposta.

Gabarito B - aceitas pelos senhores, pois assim não precisavam conviver com os negros nos mesmos espaços de culto. 

Esta é a alternativa correta. As irmandades permitiam que os negros tivessem seus próprios espaços de culto, separados dos brancos, o que facilitava a aceitação por parte dos senhores, que não desejavam compartilhar os mesmos espaços religiosos com os escravizados.

O texto para mim conduz claramente a resposta D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo