Em relação a experiência emocional corretiva (EEC), foco e ...
Em relação a experiência emocional corretiva (EEC), foco e atividade e planejamento em Psicoterapia Breve, analise as sentenças abaixo e assinale a única alternativa que corresponde CORRETAMENTE à veracidade das afirmações:
I - Para a ocorrência de experiências corretivas na relação terapêutica, é preciso que essa experiência esteja apoiada em uma aliança terapêutica bem estabelecida.
II - Como a Psicoterapia Breve não é indicada para todo tipo de paciente, torna-se fundamental uma boa avaliação inicial, sendo que a indicação terapêutica necessita essencialmente estar fundamentada no diagnóstico nosológico do caso e na avaliação da estrutura de personalidade do paciente.
III - O terapeuta toma deliberadamente uma postura semelhante da atitude da pessoa significativa no passado do paciente, permitindo-lhe ressignificar internamente seus conflitos ao reestruturar sua experiência de ansiedade perante situações emocionais antes intoleráveis.
IV - Mesmo que o foco seja circunscrito e o objetivo do tratamento contenha a eliminação de sintomas, este não se atém somente à cura sintomática, pois uma determinada área pode acarretar em modificações em outras áreas do comportamento do paciente.
V - As táticas terapêuticas da Psicoterapia Breve que compõem seu tripé básico são foco, efeito carambola e regra de abstinência.