Quando ocorre perda do tecido dentário por cárie ou fratura,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2690611 Odontologia

Quando ocorre perda do tecido dentário por cárie ou fratura, há a necessidade de restaurá-lo, mantendo, além da sua função, sua vitalidade. Assim, com a inserção do material restaurador, há a interação desse material com a polpa, devido à permeabilidade dentinária, mesmo nos casos em que não há exposição pulpar direta. Em função disso, torna-se necessária a aplicação de materiais protetores do complexo dentino-pulpar (CDP) com o objetivo de diminuir ou impedir os danos pulpares. Com base nessas informações, analise as afirmativas abaixo em relação a esses agentes de proteção.


I

Tradicionalmente, os materiais de proteção do CDP são classificados em agentes para forramento, agentes para cimentação, agentes para selamento e agentes para base cavitária.

II

Os agentes para selamento podem ser aplicados em todas as cavidades, independente da profundidade, e têm como um dos seus objetivos o vedamento da embocadura dos túbulos dentinários. Como exemplo desse tipo de agente , têm-se os adesivos dentinários.

III

Os agentes para forramento apresentam ótimas propriedades mecânicas, têm como principal função proteger a polpa das agressões externas e podem ser aplicados em cavidades de rasa e média profundidades.

IV

Os agentes para base cavitária têm como funções proteger o material de forramento, reconstruir parte da dentina perdida e adequar o preparo cavitário, quando necessário, para inserção do material restaurador. Devem ser utilizados em cavidade com média ou grande profundidade.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a proteção do complexo dentino-pulpar (CDP) em procedimentos restauradores na odontologia. Quando há perda de tecido dentário devido a cáries ou fraturas, é essencial restaurar o dente, mantendo sua função e vitalidade. Materiais protetores são aplicados para minimizar ou impedir danos à polpa dentária. Para resolver a questão, é necessário compreender os diferentes tipos de agentes protetores do CDP e suas funções.

A alternativa correta é a letra B: II e IV estão corretas.

Vamos justificar essa escolha:

II. Agentes para selamento: Estes agentes são usados em todas as cavidades, independentemente da profundidade. Eles ajudam no vedamento dos túbulos dentinários, e os adesivos dentinários são um exemplo desse tipo de agente. Essa afirmação está correta porque o selamento dentinário é uma prática comum na odontologia restauradora para proteger a polpa de estímulos externos.

IV. Agentes para base cavitária: Eles têm a função de proteger o material de forramento, reconstruir parte da dentina perdida e adequar o preparo cavitário para a inserção do material restaurador. São usados em cavidades com média ou grande profundidade, o que faz a afirmação ser correta. Estes agentes são fundamentais para restaurar a resistência estrutural do dente e proteger a polpa de danos adicionais.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

I. Agentes de proteção do CDP: A afirmativa indica uma classificação tradicional dos materiais, mas não se detalha se todos os tipos listados (forramento, cimentação, selamento e base cavitária) são universalmente aceitos nessa classificação, podendo gerar dúvidas sobre a exatidão no contexto atual, levando-a a não ser considerada necessariamente correta para questões mais específicas.

III. Agentes para forramento: Afirmam ter ótimas propriedades mecânicas e serem aplicados em cavidades de rasa e média profundidade. No entanto, os agentes para forramento não têm como principal característica suas propriedades mecânicas superiores, mas sim sua capacidade de isolar a polpa e liberar íons, como cálcio, para promover a formação de dentina terciária. Assim, essa afirmação é incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo