Os indicadores objetivos de desempenho são superiores aos cr...
tratada como uma parceira do negócio. Tal mudança repercute em
novos processos de avaliação de desempenho de empregados e
colaboradores. Considerando tais circunstâncias, julgue o item a
seguir.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo
Vamos entender a razão disso. Na gestão de pessoas, especialmente em organizações que visam excelência, o processo de avaliação de desempenho é fundamental. Os indicadores de desempenho podem ser divididos em dois grandes grupos: objetivos e subjetivos.
Os indicadores objetivos são aqueles que se baseiam em dados concretos, mensuráveis e que não dependem da interpretação pessoal de quem avalia. Exemplos incluem produtividade, número de vendas, pontualidade, entre outros. A vantagem desses indicadores é que eles oferecem uma interpretação mais fácil e consistente em relação aos padrões de desempenho, pois os dados são claros e inequívocos.
Por outro lado, os critérios subjetivos de avaliação envolvem julgamentos pessoais sobre comportamentos e atitudes, como liderança, trabalho em equipe e comprometimento. Embora esses aspectos também sejam importantes, eles são mais suscetíveis a vieses e diferentes interpretações por parte dos avaliadores, tornando a avaliação menos precisa e mais complexa.
Portanto, a afirmativa da questão é considerada correta (C), pois, de fato, os indicadores objetivos são geralmente superiores em termos de clareza e facilidade de interpretação, uma vez que evitam as subjetividades e incertezas dos critérios subjetivos.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer como a avaliação de desempenho é estruturada em organizações bem-sucedidas. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De fato um indicador objetivo é bem mais fácil de ser avaliado do que um critério subjetivo.
Questão passível de anulação devido à construção gramatical; Vejamos:
Os indicadores objetivos de desempenho são superiores aos critérios subjetivos devido ao fato de a interpretação desses em relação aos padrões de desempenho no trabalho ser mais fácil.
Oras, o pronome "desses" referece ao termo mais próximo, no caso " critérios subjetivos". O termo mais distante ( indicadores objetivos de desempenho) deveria ser referido pelo pronome "aqueles".
Emprego dos pronomes demonstrativos em relação ao discurso:
-
entre dois ou três fatos citados:
o primeiro que foi citado: aquele
o do meio: esse
o último citado: este
Concordo plenamente com a colega Luiza, questão mal escrita.
A questão é passível de anulação, pois não existe hierarquia de indicadores de desempenho. Na aplicação do indicador obedece-se um objetivo de condições reais, ou seja o que aplica-se melhor ao caso estudado. Se caso fossem hierarquizados haveria somente um indicador, completo e não é isso que relata Chiavenato - Gestão de Pessoas, fato que eles podem vir até mesmo agregados (subjetivos e objetivos) dependendo do caso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo