As ações da Companhia Estrada de Ferro de Goiás estabelecera...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: C
A estrada de ferro Goiás era um empreendimento público federal e foi fundamental para integração do estado à economia nacional através dos portos do sudeste. Interligava o sudeste do estado, ao triangulo mineiro através de Araguari. Hoje é integrada à portos do sudeste e nordeste, mas na época de sua construção e início das operações somente aos portos do sudeste. A autora interpretou a lógica externa, como a integração do território goiano na economia nacional.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-preliminar-realidades-do-estado-de-goias-sefaz-2018-possivel-recurso/
Para Goiás, a presença da Estrada de Ferro em seu solo é também o resultado de um grande esforço feito por alguns representantes da classe política e intelectual da região. Todavia, é preciso assinalar que a ferrovia cortava o cerrado goiano em função dos interesses do sistema capitalista de produção, ou seja, ela nasceu de fora para dentro do estado. Nesse sentido, os principais apoiadores políticos locais foram os Srs. Henrique Silva, Leopoldo de Bulhões e o Marechal Urbano Coelho de Gouvea.
FONTE: https://www.proec.ufg.br/up/694/o/11_dossie_a_importancia.pdf
Gabarito: C
Comentário:
Política e técnica se desenvolveram no território goiano a partir dos contextos históricos e econômicos verificados no país, assim como de suas condições espaciais, posicionado na porção central do Brasil e desprovido de meios que possibilitassem, no final do século XIX e início do século XX, maiores relações interestaduais. Nesse sentido, a implantação da ferrovia foi um elemento fundante para a emergência da modernização em Goiás.
A estrada de ferro surgiu em 3 de março de 1906, como uma solução para os produtores, comerciantes e políticos goianos, que precisavam atender às necessidades da economia da região. Foi o veículo de integração regional e também de incorporação de dinâmicas políticas e econômicas baseadas nas lógicas capitalistas de mercado.
O fato é que a modernização que se emergiu em Goiás foi imposta de fora para dentro. Mas apesar de exógena, ela foi produzida também por ações internas, caracterizando o seu ritmo e a sua dinâmica espacial.
Os grupos políticos goianos não poderiam ter objeções ao desenvolvimento de Goiás, pois estariam indo contra seus interesses econômicos. Até mesmo os coronéis tinham interesses políticos na ferrovia, pois ela era um dos meios de diferenciá-los por apostarem no desenvolvimento.
Obs.: Sugestões, críticas ou retificações, por favor, envie uma mensagem, pois não tenho outro meio de descobrir.
Dentro do contexto e a título de curiosidade... As cidades de Pires do Rio, Ipameri, Goiandira e Anhanguera tiveram suas origens ligadas à estrada de ferro, enquanto Mara Rosa surge em função da rodovia Belém-Brasília.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo