Na parada cardíaca, cada segundo conta. Em cada minuto de d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: B - Alterne os responsáveis pelas compressões a cada 3 minutos, ou antes se houver cansaço.
Vamos entender o motivo dessa alternativa ser a correta e analisar as demais alternativas para compreender melhor sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).
A questão aborda conceitos essenciais para realizar uma RCP de alta qualidade em adultos, destacando práticas baseadas em diretrizes internacionais. Essas diretrizes são cruciais para aumentar as chances de sobrevivência em casos de parada cardíaca.
Alternativa A: "Deve-se comprimir com força (pelo menos 5cm) e aguardar o retorno total do tórax."
Essa alternativa está correta. Durante a RCP, é fundamental comprimir o tórax com uma profundidade de pelo menos 5 cm (mas não mais que 6 cm) e permitir que o tórax retorne completamente após cada compressão. Isso garante uma circulação eficaz do sangue.
Alternativa B: "Alterne os responsáveis pelas compressões a cada 3 minutos, ou antes se houver cansaço."
Essa é a alternativa correta e deve ser assinalada porque está incorreta no contexto das práticas recomendadas. As diretrizes internacionais recomendam que a troca dos socorristas que realizam as compressões deva ocorrer a cada 2 minutos ou antes se houver sinais de cansaço. Trocar a cada 3 minutos pode comprometer a qualidade das compressões, uma vez que a fadiga reduz a eficácia das manobras.
Alternativa C: "Sem via aérea avançada a relação de compressão-ventilação é 30:2."
Essa alternativa está correta. Em RCP sem via aérea avançada (como intubação endotraqueal), a relação recomendada de compressão-ventilação é de 30 compressões para 2 ventilações. Essa relação é importante para assegurar tanto a circulação quanto a oxigenação adequadas.
Alternativa D: "Deve-se comprimir rápido (100 a 120/min)."
Essa alternativa também está correta. As diretrizes recomendam que as compressões torácicas sejam realizadas a uma velocidade de 100 a 120 compressões por minuto. Comprimir rápido demais ou devagar demais pode reduzir a eficácia da RCP.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa B
Conforme a American Heart Association (AHA), troca a cada 2 minutos ou antes (caso haja cansaço).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo