A utilização de concreto protendido em lajes ou vigas segue...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado ou o concreto protendido.
O concreto armado caracteriza-se pelo fato de as armaduras estarem aderidas ao aço, sem a aplicação de alongamentos iniciais. Por essa razão, diz-se que a armadura é passiva. Por sua vez, no concreto protendido as armaduras são tracionadas, isto é, são ativas.
O projeto de estruturas de concreto é regulado pela NBR 6118 (ABNT, 2023). Nos itens 3.1.3, 3.1.4, 3.1.5 e 3.1.6, respectivamente, ela apresenta as seguintes definições:
- Elementos de concreto armado: “aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência" (ABNT NBR 6118, 2023);
- Elementos de concreto protendido: “aqueles nos quais parte das armaduras é previamente alongada por equipamentos especiais de protensão, com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura, bem como propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no estado-limite último (ELU)" (ABNT NBR 6118, 2023);
- Armadura passiva: “qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada" (ABNT NBR 6118, 2023);
- Armadura ativa (de protensão): “armadura constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de protensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial" (ABNT NBR 6118, 2023).
Assim, o concreto protendido apresenta diversas vantagens em relação ao concreto armado, como:
- Elementos estruturais esbeltos;
- Redução das deformações e fissurações;
- Maior durabilidade;
- Possibilidade de executar maiores vãos;
- Redução do consumo de aço e concreto;
- Redução do tempo de construção;
- Maior controle tecnológico.
No concreto protendido, a perda de protensão trata-se de um fenômeno que causa a redução da força de protensão aplicada. Quanto às perdas, a NBR 6118 (ABNT, 2023) estabelece que: “O projeto deve prever as perdas da força de protensão em relação ao valor inicial aplicado pelo aparelho tensor, ocorridas antes da transferência da protensão ao concreto (perdas iniciais, na pré-tração), durante essa transferência (perdas imediatas) e ao longo do tempo (perdas progressivas)."
Especificamente as perdas imediatas são aquelas ocorridas na pré-tração antes da liberação do dispositivo de tração. Tratando-se de vigas, na maioria dos casos, elas dividem-se em perda por atrito cabo/bainha, perda por deformação da ancoragem e perda por encurtamento do concreto.
Já as perdas progressivas (também chamadas de diferidas) ocorrem após a liberação do dispositivo de tração. Elas dividem-se em perda por retração do concreto, perda por fluência do concreto e perda por relaxação da armadura.
Visto isso, a alternativa que apresenta apernas perdas imediatas é a letra A: encurtamento de concreto, atrito cabo/bainha ou acomodação de ancoragem.
As outras alternativas estão erradas, pois os seguintes fenômenos caracterizam perdas progressivas: relaxação do aço, retração do concreto e fluência do concreto.
Gabarito do professor: letra A.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo