Os fundamentos para a compreensão do coronelismo no Brasil ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845802 História
Os fundamentos para a compreensão do coronelismo no Brasil foram lançados no clássico Coronelismo, enxada e voto de Victor Nunes Leal em 1948. O autor definiu o coronelismo como "[...] o resultado da superposição de formas desenvolvidas do regime representativo a uma estrutura econômica e social inadequada" (LEAL, Vítor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1948, p. 20).
NÃO é uma interpretação do coronelismo oferecida por Leal (1948):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O estudo do coronelismo no Brasil é profundo e complexo, e uma compreensão fundamental sobre o tema foi apresentada por Victor Nunes Leal em sua obra "Coronelismo, enxada e voto" de 1948. Leal articula que o coronelismo é o resultado de uma superposição de práticas do regime representativo sobre uma base econômica e social que não era compatível com essas práticas.

No que concerne às interpretações incorretas sobre o coronelismo, conforme a visão de Leal, destacamos que NÃO é correto afirmar que a redução do regime representativo facilitou a produção do coronelismo. Esta perspectiva pode confundir a maneira como o coronelismo se manifestou, especialmente no que tange à "política dos governadores" e ao compromisso "coronelista".

Portanto, é essencial entender que o coronelismo foi um fenômeno mais amplo e complexo, influenciando diversos aspectos dos governos locais, principalmente em contextos rurais. Ele implicava em uma troca de benefícios entre o poder público e os influentes locais, especialmente os proprietários de terra, que se estendia para as esferas do alistamento eleitoral e das práticas eleitorais.

Assim, a alternativa correta e que não representa uma interpretação do coronelismo oferecida por Leal é a Alternativa B, que menciona erroneamente a redução do regime representativo como um facilitador para o surgimento do coronelismo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB-B

A redução do regime representativo facilitou a produção do coronelismo. Ao tornar parcialmente eletivo o governo dos Estados, permitiu-se a montagem, nas antigas províncias, de sólidas máquinas eleitorais, que determinaram a instituição da "política dos governadores" com fundamento no compromisso "coronelista".

EU EM, SAI DESSA!

A LETRA B ESTÁ ERRADA PORQUE - A Política dos Governadores foi um acordo político firmado durante o período da República Velha (1889-1930).

O intuito era unir os interesses dos políticos locais marcado pelas oligarquias estatais da época juntamente ao governo federal, para assim, garantir o controle do poder político.

Decadente influência social dos chefes locais na letra D é certo??

Q eu saiba, os chefes locais influenciavam.

B- A redução do regime representativo facilitou a produção do coronelismo. Ao tornar parcialmente eletivo o governo dos Estados, permitiu-se a montagem, nas antigas províncias, de sólidas máquinas eleitorais, que determinaram a instituição da "política dos governadores" com fundamento no compromisso "coronelista".

Não facilitou a produção do coronelismo, uma vez que a transição para a República concorreu com a estrutura coronelista já existente no Brasil.

pelo que sei, o gabarito correto e letra D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo