O sistema de capitanias fracassou no Brasil como plano polí...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845803 História
O sistema de capitanias fracassou no Brasil como plano político. Por essa razão, em 1548, o instrumento de controle e de governo foi reformulado, instituindo-se o Governo-Geral. Foram características do Governo-Geral:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Governo-Geral foi uma importante reformulação na administração colonial do Brasil, implementada em 1548 em resposta ao fracasso do sistema de capitanias. Aqui estão algumas características marcantes desse novo sistema:

  • Centralização da Autoridade: Os agentes coloniais passaram a ser subordinados ao Governador-Geral, fortalecendo o poder central e a unidade administrativa, embora os donatários ainda se reportassem diretamente à metrópole.
  • Fiscalização e Administração: Questões de justiça, finanças e militares foram administradas com maior controle, melhorando a eficiência na gestão dessas áreas vitais para a colônia.
  • Criação de Cargos Específicos: Foram estabelecidos cargos como o ouvidor-mor e o provedor-mor, que tinham funções específicas dentro da administração colonial e eram subordinados ao governador.
  • Manutenção das Capitanias: Diferentemente do que se poderia pensar, as capitanias não foram extintas, mas sim integradas ao sistema de Governo-Geral, mantendo algumas de suas funções locais.

Considerando esses pontos, a alternativa correta que destaca uma característica do Governo-Geral é a letra B, que menciona a fiscalização e administração de assuntos relacionados à justiça, à fazenda e aos militares. Este aspecto reflete o esforço da coroa portuguesa em centralizar o poder e aumentar a eficácia administrativa nas suas colônias.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Por que a letra c) está errada?

Já que o ouvidor-mor (é justiça), e provedor-mor(fiscalização)

Realmente a alternativa C) não está errada, no máximo incompleta, pois não cita o capitão-mor. Mas a assertiva nao diz '' apenas, exclusivamente, etc''

A LETRA B É A MAIS COMPLETA. NA LETRA C FALTOU O CAPITÃO MOR

Os portugueses decidiram, então, centralizar a administração da Colônia. Para isso, criaram o cargo de governador-geral, o qual tinha poderes sobre todo o Brasil. As funções dos governadores-gerais estavam detalhadas em um documento português chamado Regimento

.Apesar de o governador-geral ter assumido uma série de obrigações que eram dos capitães-donatários, a administração da Colônia não era realizada somente por ele. Entre os outros cargos administrativos criados no Governo-Geral, podemos destacar:

  • Ouvidor-mor: responsável pelas questões jurídicas e pela aplicação da lei portuguesa na Colônia.
  • Provedor-mor: responsável pela arrecadação dos impostos e pelo controle do orçamento da Colônia.
  • Capitão-mor: responsável pelo desenvolvimento das defesas da Colônia, seja contra ataques estrangeiros, seja contra indígenas.

Eu fiquei entre as alternativas B e C, mas marquei a última e penei pra achar uma explicação coerente e completa.

Vamos lá!

C) Criação do ouvidor-mor e do provedor-mor, com atribuições específicas, e subordinados diretamente ao governador.

A alternativa não mencionar o capitão-mor não a torna errada, somente incompleta. O erro, de fato, está quando se afirma que o Governo Geral criou essas funções, quando, na verdade, já existiam esses cargos jurídicos desde a fundação de Portugal.

questão mal feita, com certeza todo mundo que errou entrou com recurso, tem dois gabaritos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo