Sobre o índice de esbeltez (λ) de um pilar de concreto arma...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado ou o concreto protendido.
O concreto armado caracteriza-se pelo fato de as armaduras estarem aderidas ao aço, sem a aplicação de alongamentos iniciais. Por essa razão, a armadura é chamada de passiva. Por sua vez, no concreto protendido as armaduras são tracionadas, isto é, são ativas.
O projeto de estruturas de concreto é regulado pela NBR 6118 (ABNT, 2014). Sobre pilares, eles são classificados, em função da esbeltez (λ) em:
- Curtos, robustos ou pouco esbeltos se λ ≤ 35;
- Medianamente esbeltos se 35 < λ ≤ 90;
- Esbeltos se 90 < λ ≤ 140;
- Excessivamente esbeltos 140 < λ ≤ 200.
A esbeltez é calculada pelo quociente entre o comprimento do pilar (L) e o raio de giro (r). Já o raio de giro consiste na raiz quadrada do quociente entre o momento de inércia de área (I) e a área da seção transversal (A).
Visto isso e analisando as alternativas separadamente com base na NBR 6118 (ABNT, 2014), verifica-se que:
- A alternativa A está errada. O item 15.8.2 da NBR 6118 (ABNT, 2014) estabelece que: "Os esforços locais de 2ª ordem em elementos isolados podem ser desprezados quando o índice de esbeltez for menor que o valor-limite λ1 estabelecido nesta subseção";
- A alternativa B está errada. De acordo com o item 15.8.4 da NBR 6118 (ABNT, 2014): "A consideração da fluência deve obrigatoriamente ser realizada em pilares com índice de esbeltez λ > 90";
- A alternativa C está correta. Ela consta no 2º parágrafo do item 15.8.1 da NBR 6118 (ABNT, 2014);
- As alternativas D e E estão erradas. O item 15.9.2 da NBR 6118 (ABNT, 2014) estabelece que: "Os efeitos localizados de 2ª ordem de pilares-parede podem ser desprezados se, para cada uma das lâminas componentes do pilar-parede, forem obedecidas as seguintes condições:
a) a base e o topo de cada lâmina devem ser convenientemente fixados às lajes do edifício, que conferem ao todo o efeito de diafragma horizontal;
b) a esbeltez λi de cada lâmina deve ser menor que 35 [...]".
Gabarito do professor: letra C.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ÍNTEGRA DA NBR 6118:2014
ALTERNATIVA A
15.8.2 Dispensa da análise dos efeitos locais de 2ª ordem
Os esforços locais de 2ª ordem em elementos isolados podem ser desprezados quando o índice de esbeltez for MAIOR que o valor-limite λ1 estabelecido nesta subseção.
ALTERNATIVA B
15.8.3.1 Barras submetidas a flexo-compressão normal
A consideração da fluência é obrigatória para λ > 90, conforme 15.8.4.
ALTERNATIVA C
15.8 Análise de elementos isolados
15.8.1 Generalidades
Os pilares devem ter índice de esbeltez menor ou igual a 200 (λ ≤ 200). Apenas no caso de elementos pouco comprimidos com força normal menor que 0,10 fcdAc, o índice de esbeltez pode ser maior que 200.
ALTERNATIVAS D e E
15.9.2 Dispensa da análise dos efeitos localizados de 2ª ordem
Os efeitos localizados de 2ª ordem de pilares-parede podem ser desprezados se, para cada uma das lâminas componentes do pilar-parede, forem obedecidas as seguintes condições:
a) a base e o topo de cada lâmina devem ser convenientemente fixados às lajes do edifício, queconferem ao todo o efeito de diafragma horizontal
b) a esbeltez λi de cada lâmina deve ser menor que 35, podendo o cálculo dessa esbeltez λi serefetuado através da expressão dada a seguir:
____________________________________
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.
@ocivilengenheiro
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo