As doenças cardiovasculares (DCV) são uma das principais co...
As doenças cardiovasculares (DCV) são uma das principais complicações do diabetes melito tipo 2 (DM2). Por isso, a investigação de aterosclerose subclínica deve ser realizada em pacientes com risco cardiovascular intermediário, especialmente quando houver necessidade de reestratificação de risco. Essa avaliação é particularmente recomendada para pacientes de risco intermediário com histórico familiar significativo de DCV.
Assim, avalie as proposições:
I. A presença de calcificação nas coronárias no escore de cálcio coronariano (ECC), é considerada um marcador de aterosclerose e importante preditor de eventos cardiovasculares em pacientes com DM, sendo que quanto maior o ECC, maior o risco cardiovascular de um indivíduo.
II. O índice tornozelo-braquial (ITB) é um exame simples de realizar e útil para a reestratificação de risco cardiovascular. Um ITB baixo está associado a um risco cardiovascular elevado, indicando maior probabilidade de doenças arteriais periféricas e outros eventos cardiovasculares.
III. O exame de escolha para a investigação da ATS é o eco-doppler colorido de carótidas, particularmente indicado nos indivíduos com risco intermediário
Assinale a alternativa correta: