Avalie as afirmativas a baixo: a. Na frase: "O garoto agrade...
Leia o texto abaixo para responder a próxima questão.
A bola
O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar sua primeira bola do pai. Uma número 5 oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse "legal", ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.
- Como é que liga? - Perguntou.
- Como, como é que liga? Não se liga.
O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem manual de instrução?
O pai começou a desanimar e pensar que os tempos são
outros. Que os tempos são decididamente outros.
- Não precisa manual de instrução.
- O que é que ela faz?
- Ela não faz nada, você é que faz coisas com ela.
- O quê?
- Controla, chuta...
- Ah, então é uma bola.
Uma bola, bola. Uma bola mesmo. Você pensou que fosse o quê?
- Nada não.
O garoto agradeceu, disse "legal" de novo, e dali a pouco o pai
o encontrou na frente da TV, com a bola do seu lado,
manejando os controles do vídeo game. Algo chamado
Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a
posse de uma bola em forma de Blip eletrônico na tela ao
mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto
era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio. Estava
ganhando da máquina.
O pai pegou a bola nova e ensinou algumas embaixadinhas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.
- Filho, olha.
O garoto disse "legal", mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e o cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês pra garotada se interessar.
Veríssimo, Luis Fernando. A bola. Comédias da vida privada; edição especial para as escolas. Porto Alegre: L&PM, 1996. P. 96-7
https://www.tudonalingua.com/news/cronicas-de-humor-deluis-fernando-verissimo/
a. Na frase: "O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse "legal" [...]", o sublinhado representa a inserção de discurso direto. b. "O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio". Na frase sublinhada, há a ocorrência de elipse, assim como em "Uma número 5 oficial de couro". c. "O garoto disse "legal", mas não desviou os olhos da tela". O sublinhado é uma conjunção adversativa. d. Nas orações: "O garoto era bom de jogo" e "[...] era de plástico", ocorre o mesmo tipo de sujeito. e. "Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa". O sublinhado é uma locução adverbial feminina e recebe corretamente a crase como em: "Fizeram às pazes".
Está correto quando se afirma que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (15)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão, cujo gabarito correto é a Alternativa A. Esta questão aborda conhecimentos de morfologia, análise sintática e interpretação de texto. Aqui estão as justificativas e explicações para cada afirmativa:
a. Na frase: "O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse \"legal\" [...]", o sublinhado representa a inserção de discurso direto. Correto. O discurso direto ocorre quando há reprodução das palavras exatas de alguém, evidenciado pelas aspas neste caso.
b. "O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio". Na frase sublinhada, há a ocorrência de elipse, assim como em "Uma número 5 oficial de couro". Correto. A elipse se refere à omissão de um termo que pode ser subentendido, como o sujeito "ele" em "tinha coordenação".
c. "O garoto disse \"legal\", mas não desviou os olhos da tela". O sublinhado é uma conjunção adversativa. Correto. A conjunção "mas" indica oposição entre as orações.
d. Nas orações: "O garoto era bom de jogo" e "[...] era de plástico", ocorre o mesmo tipo de sujeito. Incorreto. Na primeira oração, o sujeito é "O garoto", que é explícito. Na segunda, o sujeito está implícito, referindo-se à "bola".
e. "Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa". O sublinhado é uma locução adverbial feminina e recebe corretamente a crase como em: "Fizeram às pazes". Incorreto. A expressão "à procura de" não é uma locução adverbial feminina exigente de crase. A crase aparece antes de palavras femininas quando há fusão de preposição "a" com o artigo definido "a" ou com pronomes demonstrativos, o que não é o caso aqui.
Portanto, as alternativas a, b e c estão corretas, confirmando o gabarito A.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse "legal" [...]", o sublinhado representa a inserção de discurso direto. CORRETO. =O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem
O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio". Na frase sublinhada, há a ocorrência de elipse, assim como em "Uma número 5 oficial de couro" CORRETO. = ELIPSE É A EMISÃO DE UM TERMO, PERCEBA : TINHA COORDENAÇÃO E TINHA RACIOCÍNIO
O garoto disse "legal", mas não desviou os olhos da tela". O sublinhado é uma conjunção adversativa. CORRETO= CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS ; MAS,PORÉM, ENTRETANTO,CONTUDO,NÃO OBSTANTE E ASSIM VAI.
d. Nas orações: "O garoto era bom de jogo" e "[...] era de plástico", ocorre o mesmo tipo de sujeito. ERRADO O primeiro suj é ''O GAROTO'' e o segundo é A BOLA
e.e. "Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa". O sublinhado é uma locução adverbial feminina e recebe corretamente a crase como em: "Fizeram às pazes". = ERRADO, É UMA LOCUÇÃO PREPOSITVIVA.
b. "O garoto era bom no jogo. (Ele)Tinha coordenação e raciocínio". Na frase sublinhada, há a ocorrência de elipse, assim como em "Uma (camisa) número 5 oficial de couro"
e. A locução adverbial feminina é só à procura de
gabarito: A
Discurso Direto: O narrador deixa a personagem falar. Há emprego de elementos que demostram o discurso direto como ( : dois pontos, _ travessão, ´´ aspas.)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo