Durkheim refletiu sobre a distinção entre normalidade ...
Essas constatações permitiram a Durkheim estabelecer critérios para distinguir os dois estados.
I. Um fato social é normal, para um certo tipo social em determinada fase de desenvolvimento, quando se produz na média das sociedades desta espécie consideradas na fase correspondente de desenvolvimento.
II. Para definir a normalidade de um fenômeno e necessário referi-la ao desvio, ao que e considerado patologico em um determinado momento, por uma determinada sociedade.
III. A qualidade de um fenomeno, normal ou patológica, deve ser avaliada com base em critérios abstratos e absolutos provenientes das ciências biológica e médica.
Assinale:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é D, pois as afirmativas I e II estão corretas.
Vamos entender o tema da questão e como ela aborda a distinção entre normalidade e patologia segundo Émile Durkheim, um dos fundadores da Sociologia. Durkheim propôs que os fatos sociais podem ser classificados em normais ou patológicos com base em critérios observáveis e objetivos, buscando uma compreensão científica da sociedade.
Afirmativa I: "Um fato social é normal, para um certo tipo social em determinada fase de desenvolvimento, quando se produz na média das sociedades desta espécie consideradas na fase correspondente de desenvolvimento." Essa afirmativa está correta. Durkheim argumenta que um fato social é considerado normal se ele ocorre regularmente em uma sociedade específica durante uma fase de seu desenvolvimento. Ele usa a média das sociedades para estabelecer o que é comum ou frequente, o que ajuda a distinguir o normal do patológico.
Afirmativa II: "Para definir a normalidade de um fenômeno é necessário referi-la ao desvio, ao que é considerado patológico em um determinado momento, por uma determinada sociedade." Esta afirmativa também está correta. Durkheim sugere que a normalidade pode ser entendida em contraste com o que é considerado patológico. Em outras palavras, o patológico é aquilo que desvia do que é comum ou regular, sendo uma referência importante para definir o que é normal.
Afirmativa III: "A qualidade de um fenômeno, normal ou patológica, deve ser avaliada com base em critérios abstratos e absolutos provenientes das ciências biológica e médica." Esta afirmativa está incorreta. Durkheim rejeitaria a ideia de utilizar critérios abstratos e absolutos das ciências biológicas e médicas para avaliar fatos sociais. Ele enfatiza a necessidade de critérios sociais e contextuais, específicos a cada sociedade e fase de seu desenvolvimento, para distingui-los.
Assim, a alternativa D é a correta, pois reconhece que tanto a afirmativa I quanto a afirmativa II estão de acordo com o pensamento de Durkheim sobre normalidade e patologia. A afirmativa III está errada, pois propõe uma abordagem não sociológica para um problema que Durkheim considerava eminentemente social.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas! Se precisar de mais alguma orientação, estou à disposição.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito errado. Apenas a afirmação número I está correta. A assertiva número II está errada no sentido de que não é ao desvio que se deve caracterizar o tipo normal e sim ao TIPO MÉDIO que caracteriza, no linguajar biologista de Durkheim, determinado "organismo social".
Meu Deus , Pq eu tenho que estudar Sociologia pai amado.
Vem pm ce
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo