O aposto “como ser histórico” (l.1) esclarece ou justifica a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2042866 Português
texto_1 - 6.png (376×326) 
Editorial. Revista da Faculdade de Educação do Estado
da Bahia. Ano 10, n.º 14, jan./jun., 2001 (com adaptações)

Julgue o item seguinte, acerca do texto acima. 
O aposto “como ser histórico” (l.1) esclarece ou justifica as razões das características de homem que o período sintático apresenta a seguir.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

aposto é o nome que se dá ao termo que exemplifica ou especifica melhor outro de valor substantivo, ou pronominal, já mencionado anteriormente na oração.

Geralmente, a pausa entre um termo e outro vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois pontos, parênteses ou travessão.

Ao meu entender, o aposto da questão se refere ao APOSTO EXPLICATIVO, visto que oferece uma explicação sobre o termo anterior:

O homem, como ser histórico, é o construtor da sociedade e responsável pelo rumo que ela venha a tomar (...)

Gabarito: CERTO

APOSTO: termo que apresenta uma explicação extra a respeito de outro termo, cujo intuito é o esclarecimento/detalhamento.

O homem, como ser histórico, e o construtor da sociedade e o responsável pelo rumo que ela venha a tomar.

CERTO

termo acessório da oração que, sintaticamente relacionado com outro termo da oração, serve para explicar, esclarecer, desenvolver, detalhar, enumerar, especificar, resumir, comparar,... esse outro termo. O aposto permite o enriquecimento textual, fornecendo informações novas sobre os termos da oração.

Pode aparecer antes ou depois do termo ao qual se refere, bem como ser destacado ou não por sinais de pontuação, como vírgula, dois-pontos ou travessão. Pode ainda ser precedido ou não de preposições ou de expressões explicativas (isto é, como,...).

Profa . Flávia Neves.

GAB.C

de fato. por ele (HOMEM) "ser o construtor da sociedade ..."

como ser historico, justifica as razões das caracteristicas de homem.

Aposto é um termo que serve para explicar ou esclarecer um substantivo ou pronome anterior na mesma frase. Por exemplo, na frase "Minha irmã, a veterinária, veio me visitar hoje", o termo "a veterinária" é o aposto, que esclarece quem é "minha irmã".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo