No trecho “Não espere sentir sede para beber água.” (linha 0...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão é de morfologia e quer saber a classificação de "sentir" em "Não espere sentir sede para beber água". Vejamos:
. . .
A) Adjetivo.
Errado.
Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.
.
B) Substantivo.
Errado.
Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.
.
C) Artigo.
Errado.
Artigo: é uma palavra que antepomos aos substantivos para dar aos seres um sentido determinado ou indeterminado. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.
Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.
Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.
.
D) Pronome.
Errado.
Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui o substantivo, determina ou o acompanha, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.
.
E) Verbo.
Certo. "Sentir" faz parte da locução verbal "espere sentir".
Verbo: palavra variável que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. O verbo é palavra indispensável na organização do período. Dentre as classes de palavras, o verbo é a mais rica em flexões. Com efeito, o verbo reveste diferentes formas para indicar a pessoa do discurso, o número, o tempo, o modo e a voz. Ao conjunto ordenado de flexões ou formas de um verbo dá-se o nome de conjugação. São três os tempos verbais: presente, pretérito (= passado) e futuro. Os modos do verbo são três: indicativo, subjuntivo e imperativo. São formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio.
.
Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
.
Gabarito: Letra E
GABARITO E
VERBOS: São palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno.
Logo, o termo sentir é um verbo, pois está inserida numa locução verbal (quando tem a presença de um verbo principal e um verbo auxiliar). ESPERE SENTIR: São consideradas duas "ações" que é uma característica dos verbos.
Gab> E
Verbo> Sentir:
O verbo é um verbo irregular, apresentando alterações no seu radical, como por exemplo, nas conjugações do presente do indicativo ( eu sinto) e do presente do subjuntivo ( que eu sinta, que tu sintas, que ele sinta..)
Algumas formas verbais de "sentir" são parônimas de substantivos, como sinto e cinto, sinta e cinta.
uma dessa não vem na minha prova ;~~~~
Pensei assim, não espere sentir o que ? sede para beber água.
Logo, compreendi que é um verbo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo