A respeito do texto I, julgue o item a seguir.Pelo tema, imp...
Texto I
Internet: <http://www.serasa.com.br/guiacontraviolencia>.
Acesso em 28/9/2004 (com adaptações).
Pelo tema, impessoalidade e clareza, o texto poderia constituir parte de um documento oficial — como, por exemplo, um relatório ou um parecer —, mas o emprego das aspas lhe confere uma coloquialidade que o torna inadequado às normas da redação oficial.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pelo tema, impessoalidade e clareza, o texto poderia constituir parte de um documento oficial ? ERRADO. O texto apresenta adjetivos como caloroso, e diversos termos que afastam a impessoalidade.
O texto expressa de forma muito clara a opinião do autor sobre o porte de armas pela população (observe, por exemplo, o último período do texto). Por essa razão, o texto não poderia constituir parte de um documento oficial, que deve ter caráter impessoal quanto ao assunto tratado.
ERRADO
--- do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural não caber qualquer tom particular ou pessoal.
Não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora. A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo