Assinale a opção que indica a necessidade da constituição de...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra A
A) CERTO: CPC 26 56. Na situação em que a entidade apresente separadamente seus ativos e passivos circulantes e não circulantes, os impostos diferidos ativos (passivos) não devem ser classificados como ativos circulantes (passivos circulantes).
B) Pagamento de empréstimo bancário é feito por crédito em caixa (AC), com débito em empréstimos (PC). A parte do PNC ainda não é pagável, pois esta só será liquidada em exercício posterior ao exercício seguinte.
C) Débito em despesa com perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa e crédito em perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa no AC
D) Dividendo adicional proposto é conta do PL
E) Contração de empréstimo com sócio da empresa é PC, já que é para pagamento no exercício seguinte
bons estudos
Só complementando a letra E:
Em outra situação, quando o sócio pega $ emprestado da empresa, é registrado pela empresa como ANC.
Falo isso, pois foi essa a minha confusão que me fez também marcar a letra E.
Caro Renato, complementando sua explicação, o dividendo adicional proposto é conta redutora do PL, ocasionando o seguinte lançamento:
D-Dividendo proposto (PL) e
C-Dividentos a Pagar (PC).
Abs e fuuuui.
A) Reconhecimento de imposto sobre a renda diferido, devido ao lucro em venda a prazo realizada para o governo. ✅
- Correta. O imposto sobre a renda diferido é um passivo não circulante, pois representa impostos que serão pagos em exercícios futuros devido a diferenças temporárias entre o lucro contábil e o lucro tributável.
B) Pagamento de empréstimo bancário contraído há cinco anos. ❌
- Errada. O pagamento de um empréstimo bancário contraído há cinco anos geralmente envolve um passivo circulante, pois está relacionado ao período atual, não à necessidade de constituição de um novo passivo não circulante.
C) Reconhecimento de perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa. ❌
- Errada. As perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa são reconhecidas como uma despesa e uma provisão (redução do ativo) e não como um passivo não circulante.
D) Declaração de dividendos adicionais ao mínimo obrigatório. ❌
- Errada. A declaração de dividendos adicionais ao mínimo obrigatório se trata de um passivo circulante, pois refere-se a uma obrigação de pagamento no curto prazo.
E) Contração de empréstimo com sócio da empresa, para pagamento no exercício seguinte. ❌
- Errada. Um empréstimo com pagamento no exercício seguinte seria classificado como passivo circulante, já que a liquidação ocorre dentro do próximo exercício.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo