“Redes de Atenção à Saúde são arranjos organizativos de açõe...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2587792 Psicologia

“Redes de Atenção à Saúde são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.” (Brasil, Ministério da Saúde, 2010).


Considerando a importância da Rede de Atenção à Saúde (RAS) na abordagem inclusive em casos crônicos em saúde mental, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Ações de promoção da saúde devem pautar-se por uma concepção holística de saúde voltada para a multicausalidade do processo saúde-doença, refletindo a preocupação de desvendar as questões de saúde em meio aos fenômenos complexos da vida.

( ) A Rede de Atenção à Saúde de pessoas com doenças crônicas tem como objetivo acolher e acompanhar as pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no âmbito do SUS.

( ) Um dos desafios para a integralidade efetiva das ações do SUS em rede implica na construção dos saberes, práticas e modelos de intervenção sobre os problemas de saúde, tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual, pensados de forma inovadora, rompendo com a manutenção das práticas sanitárias e assistenciais que ainda persistem na maioria dos serviços.

( ) A integralidade dos cuidados à saúde, por meio do Sistema Único de Saúde, implica assistência na atenção básica, na atenção especializada ambulatorial e na atenção hospitalar. A assistência terapêutica é feita por meio do sistema de saúde suplementar.


Assinale a sequência correta.

Alternativas