Embora não sejam de notificação compulsória, a escabiose e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1731088 Enfermagem
Embora não sejam de notificação compulsória, a escabiose e a pediculose são doenças transmissíveis que ganham destaque pela frequência com que acometem grandes grupos de pessoas, determinando, assim, a necessidade de intervenção e de prestação de assistência e cuidados. Assinale a alternativa CORRETA correspondente a escabiose.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A escabiose é conhecida como sarna, pereba, curuba, pira, quipá. Alternativa A está correta.

A Permetrina a 5% (50 mg/g ou 49,75 mg/mL) é indicada para o tratamento de infestações por Sarcoptes scabiei (escabiose). Uma segunda aplicação pode ser necessária 7-10 dias após o primeiro tratamento, se as lesões originais não forem curadas, ou caso novas lesões na pele aparecem. Alternativa B está errada.

O piolho ou pediculose é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Alternativa C está errada.

A escabiose não afeta o sistema nervoso central. Alternativa D está errada.


Gabarito do Professor: Letra A



Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A escabiose, também conhecida como sarna humana, é uma doença de pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei que é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através do contato físico, e raramente por roupas ou outros objetos compartilhados, e que leva ao aparecimento de bolhas e placas vermelhas na pele que coçam muito, principalmente à noite.

A escabiose tem cura desde que o tratamento seja feito de acordo com a orientação do dermatologista, que normalmente indica o uso de sabonetes e pomadas adequadas para a eliminação dos ovos desse ácaro, além de ser recomendada higienização do ambiente para eliminação também de possíveis ovos que tenham sido depositados na casa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo