Com relação aos navegadores, analise as sentenças e assinal...
I. Existem versões do Internet Explorer (IE) para sistemas Windows e Mac. O IE recebe críticas por ser pesado, mas por outro lado possui funções de segurança que oferecem controle detalhado do conteúdo que pode ser acessado na web.
II. O Chrome foi desenvolvido pelo Google inicialmente para atender os próprios serviços do Google que nem sempre funcionava bem nos outros navegadores. O que falta nele são ajustes de segurança mais detalhados.
III. O Firefox foi criado pela fundação Mozilla e tem recursos avançados de gerenciamento de downloads. Roda em sistemas Linux e Windows. A desvantagem é que seu código é fechado apesar de ser classificado como software livre.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, é importante ter conhecimento sobre as características e histórico dos navegadores mais populares: Internet Explorer (IE), Google Chrome e Mozilla Firefox. Vamos analisar cada afirmativa:
A afirmativa I está correta pois, de fato, existiram versões do Internet Explorer tanto para o sistema operacional Windows quanto para Mac, embora o suporte para Mac tenha sido descontinuado. O IE é conhecido por ter sido criticado por seu desempenho mais lento, mas também por oferecer opções de segurança que permitem um controle detalhado do acesso ao conteúdo web.
A afirmativa II também está correta. O Google Chrome foi desenvolvido pelo Google e, inicialmente, foi otimizado para serviços da própria empresa. O navegador é conhecido por sua velocidade e simplicidade, mas críticas à sua segurança e privacidade têm sido levantadas ao longo do tempo. Contudo, o Chrome possui diversos ajustes de segurança, e continua sendo atualizado para oferecer maior proteção aos usuários.
A afirmativa III está incorreta. O Firefox foi de fato criado pela Fundação Mozilla e possui recursos avançados de gerenciamento de downloads, além de ser compatível com sistemas Linux e Windows. No entanto, sua principal vantagem é que ele é um projeto de código aberto, o que significa que seu código-fonte é disponível para ser examinado, modificado e melhorado pela comunidade. Isso contradiz a afirmação de que o código é fechado.
Um erro comum ao estudar navegadores é a confusão entre os termos "software livre" e "código aberto". É relevante destacar que "software livre" se refere à liberdade que os usuários têm de executar, copiar, distribuir, estudar, modificar e melhorar o software, enquanto "código aberto" refere-se à disponibilidade do código-fonte para consulta e alteração.
Com isso em mente, a alternativa correta é a D - As alternativas I e II estão corretas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a única errada e a III quando diz que é de código fechado.
Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation (em português: Fundação Mozilla) com ajuda de centenas de colaboradores.[6] A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível. Baseado no componente de navegação da Mozilla Suite (continuada pela comunidade como Seamonkey), o Firefox tornou-se o objetivo principal da Mozilla Foundation.[7] Anteriormente o navegador e o Mozilla Thunderbird, outro produto da Mozilla Foundation, eram os destaques do grupo.[8] Cerca de 40% do código do programa foi totalmente escrito por voluntários.[1]
gab aO professor Frank Matos comenta : que o Google Chrome é o navegador menos seguro dentre os navegadores mais utilizados , internet Explorer e mozzila Firefox, embora seja o mais rápido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo