A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma técnica utiliza...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3176996 Biomedicina - Análises Clínicas
A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma técnica utilizada em biologia molecular para amplificação de segmentos de ácidos nucleicos. A respeito dessa metodologia, analise as assertivas a seguir:

I. A PCR é a técnica de biologia molecular mais utilizada na detecção viral, principalmente em momentos em que a quantidade de DNA disponível é pequena. O papilomavírus humano (HPV) constitui um dos mais graves problemas de saúde pública e está ligado ao câncer do colo do útero, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, que desde 2009 já apresentava 40 mil novos casos por ano.
II. A PCR convencional possui como vantagem o elevado potencial para a identificação de níveis bem reduzidos de carga viral em células e tecidos e identificação de um alto número de tipos de HPV. Como desvantagem, pode acontecer falha na amplificação por inatividade dos primers ou resultante de um erro de extração de DNA.
III. Com o avanço da técnica em 2003, surge a técnica PCR em tempo real ou QPCR, em que se utiliza primers (iniciadores de amplificação), as sondas marcadas, permitindo a quantidade do alvo em estudo.
IV. A DNA-polimerase é o ponto-chave que une a técnica de PCR ao processo de duplicação que ocorre em nossas células. O DNA é composto por uma dupla fita que contém as informações genéticas de todo o corpo. Basicamente, no processo de replicação, essa dupla fita é separada dentro da célula, produzindo uma fita simples. Então, a enzima RNA-polimerase “constrói” fitas complementares a cada uma das fitas simples, dando origem a novas duas fitas duplas exatamente iguais.

Quais estão corretas?
Alternativas