Embora o mecanismo pelo qual um vírus infecta e é liberado ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2273669 Biomedicina - Análises Clínicas

Embora o mecanismo pelo qual um vírus infecta e é liberado da célula hospedeira possa variar, o mecanismo básico de multiplicação é similar a todos os vírus. Os bacteriófagos podem se multiplicar por dois mecanismos alternativos: o ciclo lítico e o lisogênico. Considerando-se as etapas do ciclo lítico dos bacteriófagos T-pares, colocar os itens abaixo na ordem em que ocorrem e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


I. Durante esse processo, a bainha da cauda do fago se contrai, e o centro da cauda atravessa a parede e a membrana celular da bactéria, injetando o DNA no interior da célula.


II. Assim que o DNA viral alcança o citoplasma, o fago se utiliza da maquinaria celular para a produção de todos os componentes virais.


III. Os bacteriófagos T-pares possuem fibras na extremidade da cauda, que atuam como sítios que servem para adesão. Os receptores complementares estão na parede da célula bacteriana.


IV. A lisozima, codificada por um gene viral, é sintetizada pelo maquinário da célula hospedeira. Essa enzima destrói a parede celular bacteriana, provocando a lise da célula e liberando os novos bacteriófagos produzidos.

Alternativas