ÍNDIA RESTABELECE CONEXÃO DE INTERNET DE ALTA VELOCIDADE NA...
A Índia afirmou, nesta sexta-feira (5), que restabeleceu a internet de conexão rápida nos territórios de Jammu e Caxemira, que estavam sem o serviço desde agosto de 2019. Na época em que a internet foi reduzida, o governo da Índia havia mudado regras que davam às regiões uma independência maior. A Caxemira e Jammu são províncias de maioria muçulmana, e o país é de maioria hindu.
O governo do primeiro-ministro Narenda Modi tem uma orientação hinduísta nacionalista. Os territórios de Jammu e Caxemira são disputados pelo Paquistão, o maior rival da Índia. (...) rnee s://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/02/05/india-restabelece-conexao-de-internet -de-alta-velocidade-na-caxemira-depois-de-18-meses.ghtml (Fragmento)
A Caxemira representa um dos mais importantes conflitos da atualidade que envolve diferenças étnicas e disputas pela divisão de fronteiras nacionais, entre três potências nucleares antagônicas:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - Índia, China e Paquistão
A questão aborda um dos conflitos geopolíticos mais significativos da atualidade, que envolve a região da Caxemira. Este conflito é particularmente complexo devido às diferenças étnicas e religiosas, bem como às disputas territoriais entre três potências nucleares: Índia, China e Paquistão. Para resolver este tipo de questão, é fundamental ter um bom entendimento de Geopolítica e das Relações Internacionais, especialmente no contexto do Sul da Ásia.
A região da Caxemira é disputada principalmente por Índia e Paquistão desde a independência e partição do subcontinente indiano em 1947. A China também tem interesses na região, especialmente na área do Aksai Chin, que é controlada por ela, mas reivindicada pela Índia. Este conflito é exacerbado pelas diferenças religiosas: a Índia é predominantemente hindu, enquanto a Caxemira tem uma maioria muçulmana.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
B - Irã, Iraque e Afeganistão: Esta alternativa está incorreta pois, embora esses países estejam em uma região geográfica relativamente próxima, eles não estão diretamente envolvidos no conflito da Caxemira. O Irã e o Iraque têm suas próprias tensões geopolíticas, mas não disputam a região da Caxemira.
C - Afeganistão, Paquistão e Iraque: Esta alternativa também está incorreta. O Afeganistão e o Iraque não têm reivindicações territoriais na Caxemira. O Paquistão está envolvido, mas os outros dois países não.
D - China, Índia e Afeganistão: Embora a Índia e a China estejam envolvidas no conflito, o Afeganistão não tem disputas territoriais na Caxemira, tornando esta alternativa incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Índia, China e Paquistão.
O conflito na Caxemira consiste em uma disputa territorial e religiosa que começou antes mesmo da Índia e o Paquistão tornarem-se independentes do Reino Unido, em agosto de 1947. Essa região, que também faz fronteira com a China, tem aproximadamente 220 mil quilômetros quadrados e abrange as nascentes dos rios Ganges e Indo.
Em 1947, o Reino Unido perdeu o poder diante dos movimentos – liderados por Mahatma Gandhi e a Liga Muçulmana – que reivindicava a independência da Índia. Até esse momento, dois territórios eram controlados pelos britânicos: a União Indiana e a República Islâmica do Paquistão.
A China, que durante anos contestou os seus limites com o território indiano, fechou uma aliança com o Paquistão e assumiu o poder de Aksai Chin. A Índia, por sua vez, tentou recuperar esse trecho, estimulando ainda mais as desavenças com os paquistaneses.
No segundo e terceiro conflito na Caxemira, em 1965 e 1971, o governo indiano recuperou as áreas mais produtivas e populosas – com mais de 12,5 milhões de habitantes – dessa região. Em 1972, sob intervenção da ONU, houve o Acordo de Simla, que, entre outras medidas, permitiu a libertação de prisioneiros de guerra paquistaneses e uma nova limitação para Linha de Controle.
Vamos analisar as alternativas:
Podemos descartar a alternativas B e C logo de cara, pois como sabemos, o Iraque, segundo os termos do cessar-fogo estabelecido pela ONU na Resolução 686 (2 de março de 1991) do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e na Resolução 687 (3 de abril de 1991), o Iraque foi proibido de desenvolver, posse ou uso de armas nucleares e químicas, biológicas.
Quanto as alternativas A e D, basta ler o texto com cuidado, pois, deixa muito claro que os territórios de Jammu e Caxemira são disputados pelo Paquistão, da qual podemos descartar o Afeganistão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo