ÍNDIA RESTABELECE CONEXÃO DE INTERNET DE ALTA VELOCIDADE NA...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845777 Geografia
ÍNDIA RESTABELECE CONEXÃO DE INTERNET DE ALTA VELOCIDADE NA CAXEMIRA DEPOIS DE 18 MESES Em 2019, o governo da Índia dividiu o território da Caxemira e Jammu em dois, prendeu líderes políticos locais e cortou a internet.
A Índia afirmou, nesta sexta-feira (5), que restabeleceu a internet de conexão rápida nos territórios de Jammu e Caxemira, que estavam sem o serviço desde agosto de 2019. Na época em que a internet foi reduzida, o governo da Índia havia mudado regras que davam às regiões uma independência maior. A Caxemira e Jammu são províncias de maioria muçulmana, e o país é de maioria hindu.
O governo do primeiro-ministro Narenda Modi tem uma orientação hinduísta nacionalista. Os territórios de Jammu e Caxemira são disputados pelo Paquistão, o maior rival da Índia. (...) rnee s://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/02/05/india-restabelece-conexao-de-internet -de-alta-velocidade-na-caxemira-depois-de-18-meses.ghtml (Fragmento)
A Caxemira representa um dos mais importantes conflitos da atualidade que envolve diferenças étnicas e disputas pela divisão de fronteiras nacionais, entre três potências nucleares antagônicas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Índia, China e Paquistão

A questão aborda um dos conflitos geopolíticos mais significativos da atualidade, que envolve a região da Caxemira. Este conflito é particularmente complexo devido às diferenças étnicas e religiosas, bem como às disputas territoriais entre três potências nucleares: Índia, China e Paquistão. Para resolver este tipo de questão, é fundamental ter um bom entendimento de Geopolítica e das Relações Internacionais, especialmente no contexto do Sul da Ásia.

A região da Caxemira é disputada principalmente por Índia e Paquistão desde a independência e partição do subcontinente indiano em 1947. A China também tem interesses na região, especialmente na área do Aksai Chin, que é controlada por ela, mas reivindicada pela Índia. Este conflito é exacerbado pelas diferenças religiosas: a Índia é predominantemente hindu, enquanto a Caxemira tem uma maioria muçulmana.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

B - Irã, Iraque e Afeganistão: Esta alternativa está incorreta pois, embora esses países estejam em uma região geográfica relativamente próxima, eles não estão diretamente envolvidos no conflito da Caxemira. O Irã e o Iraque têm suas próprias tensões geopolíticas, mas não disputam a região da Caxemira.

C - Afeganistão, Paquistão e Iraque: Esta alternativa também está incorreta. O Afeganistão e o Iraque não têm reivindicações territoriais na Caxemira. O Paquistão está envolvido, mas os outros dois países não.

D - China, Índia e Afeganistão: Embora a Índia e a China estejam envolvidas no conflito, o Afeganistão não tem disputas territoriais na Caxemira, tornando esta alternativa incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Índia, China e Paquistão.

O conflito na Caxemira consiste em uma disputa territorial e religiosa que começou antes mesmo da Índia e o Paquistão tornarem-se independentes do Reino Unido, em agosto de 1947. Essa região, que também faz fronteira com a China, tem aproximadamente 220 mil quilômetros quadrados e abrange as nascentes dos rios Ganges e Indo.

Em 1947, o Reino Unido perdeu o poder diante dos movimentos – liderados por Mahatma Gandhi e a Liga Muçulmana – que reivindicava a independência da Índia. Até esse momento, dois territórios eram controlados pelos britânicos: a União Indiana e a República Islâmica do Paquistão.

A China, que durante anos contestou os seus limites com o território indiano, fechou uma aliança com o Paquistão e assumiu o poder de Aksai Chin. A Índia, por sua vez, tentou recuperar esse trecho, estimulando ainda mais as desavenças com os paquistaneses.

No segundo e terceiro conflito na Caxemira, em 1965 e 1971, o governo indiano recuperou as áreas mais produtivas e populosas – com mais de 12,5 milhões de habitantes – dessa região. Em 1972, sob intervenção da ONU, houve o Acordo de Simla, que, entre outras medidas, permitiu a libertação de prisioneiros de guerra paquistaneses e uma nova limitação para Linha de Controle.

Vamos analisar as alternativas:

Podemos descartar a alternativas B e C logo de cara, pois como sabemos, o Iraque, segundo os termos do cessar-fogo estabelecido pela ONU na Resolução 686 (2 de março de 1991) do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e na Resolução 687 (3 de abril de 1991), o Iraque foi proibido de desenvolver, posse ou uso de armas nucleares e químicas, biológicas.

Quanto as alternativas A e D, basta ler o texto com cuidado, pois, deixa muito claro que os territórios de Jammu e Caxemira são disputados pelo Paquistão, da qual podemos descartar o Afeganistão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo