A figura abaixo ilustra a administração de recursos de dados...
O estabelecimento e manutenção do dicionário de dados, o desenvolvimento e aplicação de políticas da propriedade e acesso aos dados e preparação dos planos estratégicos e técnicos para os bancos de dados são atividades a serem implementadas, respectivamente, nas seguintes etapas:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pelo fato de que o AD não desenvolve e aplica políticas da propriedade e cuida do acesso aos dados, mas sim o DBA.
Grato!
Administrador de banco de dados é o responsável por manter e gerenciar um banco de dados ou sistemas de bancos de dados, profissional comumente chamado de DBA (do inglêsDataBase Administrator). Tem como funções:
- Recuperabilidade
Criação e testes de backup para garantir a recuperabilidade dos dados no caso de falha de hardware ou outros problemas severos.
- Integridade
Verificar e zelar pela integridade do banco de dados.
- Segurança
Ter um controle de acesso aos dados como quem pode acessar e o que pode acessar e talvez quando possa acessar.
- Disponibilidade
Garantir o acesso ao banco de dados no maior tempo possivel.
- Desempenho
Garantir o máximo de desempenho para o banco de dados.
- Auxilio em desenvolvimento e testes
Auxiliar a equipe de desenvolvimento e a equipe de testes a maximizar o uso e desempenho do banco de dados.
É uma importante função de gerenciamento de recursos de dados responsável pelo uso adequado da tecnologia de gerenciamento de bancos de dados.
- Desenvolvimento e manutenção do dicionário de dados da organização
- Projeto e monitoração do desempenho dos bancos de dados
- Aplicação de padrões para uso e segurança dos bancos de dados.
- Desenvolvimento de uma arquitetura global de dados para os recursos de dados da empresa vinculada à missão e planos estratégicos da empresa e aos objetivos e processos de suas unidades de negócios.
- O planejamento de dados é um componente importante do processo de planejamento estratégico de uma organização. Ele é feito por organizações que assumiram um compromisso formal com o planejamento de longo alcance para o uso e administração estratégicos de seus recursos de dados.
- O estabelecimento e execução de políticas e procedimentos para gerenciamento de dados como um recurso estratégico das empresas.
- A administração da coleta, armazenamento e disseminação de todos os tipos de dados de tal forma que os dados se tornem um recurso padronizado disponível para todos os usuários finais na organização.
- O planejamento e controle de dados no apoio às funções e objetivos estratégicos de uma organização.
- O estabelecimento de uma atividade de planejamento de dados para a organização.
- O desenvolvimento de políticas e definição de padrões para arranjos de concepção, processamento e segurança e seleção do software para gerenciamento de bancos de dados e dicionário de dados.
Fonte: http://www.profdamasco.site.br.com/SigApostilaGerenciamentoDados.pdf
Para a ESAF o AD é o responsável por manter o dicionário de dados e não o DBA. Veja na questão Q262295 que a ESAF considerou correto que o AD é quem mantém o dicionário de dados. Na prática, acaba sendo mesmo o AD quem o faz, pois é ele quem homologa o modelo de dados antes de encaminhar para o DBA implementá-lo no SGBD.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo