Aços inoxidáveis ferríticos-austeníticos com baixo carbono s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q432212 Engenharia Mecânica
Aços inoxidáveis ferríticos-austeníticos com baixo carbono são muito empregados em alguns equipamentos da indústria de petróleo. Isso se dá devido a sua elevada resistência à corrosão, aliada a excelentes propriedades mecânicas. O tratamento térmico desses aços deve ser bem controlado, em particular, a sua taxa de resfriamento. Numa região considerada crítica, baixas taxas de resfriamento podem causar a formação de uma fase capaz de deteriorar as propriedades mecânicas desses aços.

Essa fase é denominada
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A fase sigma se forma, nestas condições, tanto nos aços inoxidáveis duplex como nos ferríticos, o que causa a fragilização do material.

De um modo geral os aços inoxidáveis ferríticos contêm de 16 a 30 % de cromo, com teores de carbono inferiores a 0,5 %. Quando teor de cromo é alto e o de carbono baixo, mantêm-se ferríticos mesmo em temperaturas relativamente altas, havendo apenas crescimento de grão. Nestes aços a recristalização só é possível após deformação mecânica e recozimento. Teores de cromo muito elevados podem causar a formação da fase sigma (s), que se forma durante aquecimento prolongado entre 400 e 500 ºC, porém se solubiliza em temperaturas mais altas. Esta fase (um composto intermetálico Fe-Cr) provoca queda de tenacidade e de dutilidade. Com aquecimento longo a 800-850ºC transforma-se em ferrita, restaurando a dutilidade/tenacidade. A microestrutura de um aço inoxidável ferrítico com elevado teor de cromo apresenta claramente a fase sigma.

 

http://www.infomet.com.br/site/acos-e-ligas-conteudo-ler.php?codConteudo=204

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo