Acerca do RAID (Redundant Array of Independent Disks), julgu...
Acerca do RAID (Redundant Array of Independent Disks), julgue o item.
A redundância no RAID 1 é obtida apenas pela
duplicação do primeiro disco do array, no caso de vários
discos, pois, nesse tipo de RAID, apenas um disco é
espelhado (redundante).
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado
Vamos entender por que a alternativa está incorreta e explorar o conceito de RAID, especificamente o RAID 1.
RAID, ou Redundant Array of Independent Disks, é uma tecnologia que combina múltiplos discos rígidos para melhorar a performance e/ou fornecer redundância de dados. Há diferentes níveis de RAID, cada um com suas próprias características e propósitos. Vamos focar no RAID 1.
RAID 1 é conhecido como espelhamento de discos. Ele funciona copiando os dados de um disco para outro, criando uma réplica exata. Isso proporciona alta redundância, pois se um disco falhar, o sistema pode continuar operando usando o disco espelhado.
A afirmação da questão de que no RAID 1 a redundância é obtida apenas pela duplicação do primeiro disco e que apenas um disco é espelhado está incorreta. No RAID 1, todos os discos do array são espelhados. Se você tiver dois discos de 1 TB cada em RAID 1, o espaço total disponível para armazenamento será de 1 TB, pois os dados são duplicados entre os dois discos.
Portanto, a redundância no RAID 1 não se limita à duplicação do primeiro disco; todos os discos envolvidos no array são espelhados para garantir que os dados sejam preservados em caso de falha de um dos discos.
Espero que essa explicação tenha esclarecido o conceito de RAID 1 e o motivo pelo qual a alternativa apresentada está incorreta. Se tiver dúvidas, sinta-se à vontade para perguntar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Errado
RAID é uma sigla em inglês para Redundant Array of Inexpensive Disks. Em tradução direta, o termo quer dizer algo como Matriz Redundante de Discos Independentes.
Ficou ainda mais perdido? Calma. Traduzindo essa informação: trata-se da combinação de vários discos rígidos, os populares HDs, de maneira que eles formem uma única unidade lógica. Dessa forma, os mesmos dados que são armazenados em um disco estão disponíveis em outro.
Em outras palavras, quando vários HDs funcionam como se fossem um só, temos uma RAID. E por que isso é útil? Em caso de falhas em um disco, os demais vão continuar em funcionamento, evitando que as informações se percam ou que haja interrupção no acesso aos dados. Assim, podemos dizer que o RAID proporciona mais segurança e mais desempenho. Ele pode funcionar como um mecanismo de redundância, por exemplo.
Fonte: https://cbltech.com.br/blog/o-que-e-raid-tipos.html
Errado.
No caso de vários discos a redundância no RAID 1 é obtida pela metade desses discos, nesse tipo de RAID, a metade dos discos é espelhada.
O RAID 1 faz com que o usuário enxergue metade dos discos usados pela máquina. Ou seja, em uma máquina com RAID 1 usando 4 discos, apenas 2 serão visíveis, e logicamente os outros 2 serão espelhados, e não apenas 1 como afirma a questão.
https://razor.com.br/blog/tecnologia/o-que-e-raid-e-como-funciona/
Gabarito Errado.
todos os discos / 2
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo