Excerto I Nasceu na França, no final do século XIX e iníci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845783 Geografia
Excerto I Nasceu na França, no final do século XIX e início do século XX, com o pensador Paul Vidal de La Blache. Para ele, o homem (sociedade) consegue adaptar o meio pela técnica, pelo trabalho. La Blache dedicou-se à ideia de gênero de vida, com base na relação entre sociedade e espaço.
Excerto II  Corrente que enfatiza a aplicação do princípio da analogia. Assim, para entender melhor o espaço e as interações sociais dentro dele, a comparação e a diferenciação de áreas são elementos fundamentais. Prioriza, ainda, a análise da interação entre fenômenos naturais. https://www.coladaweb.com/geografia/correntes-do-pensamento-geografico (Fragmento/Adaptado)
Com o surgimento da ciência geográfica, surgem também as primeiras correntes do pensamento geográfico. A partir do século XIX, a Geografia vê nascer concepções diferentes a respeito da relação entre o ser humano/sociedade e o meio/espaço. As correntes descritas nos excertos I e II são respectivamente:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender o porquê da alternativa correta ser a CPossibilismo Geográfico e Método Regional.

Em primeiro lugar, é importante entender que a questão aborda as diferentes correntes do pensamento geográfico surgidas a partir do século XIX. Essas correntes tratam das relações entre ser humano/sociedade e o meio/ espaço, com diferentes perspectivas e metodologias.

O Excerto I menciona o pensador Paul Vidal de La Blache, que é conhecido como o pai do Possibilismo Geográfico. Essa corrente acredita que o homem consegue adaptar e modificar o meio ambiente através da técnica e do trabalho. La Blache introduziu a ideia de gênero de vida, que refere-se ao modo como as sociedades interagem e transformam o espaço onde vivem.

Já o Excerto II descreve uma corrente que enfatiza a aplicação do princípio da analogia, utilizando a comparação e diferenciação de áreas como elementos fundamentais para entender o espaço e as interações sociais nele. Isso se refere ao Método Regional, que é uma abordagem que prioriza a análise da interação entre fenômenos naturais e sociais para entender as regiões.

Entendendo esses pontos, podemos afirmar que a alternativa C é a correta, pois associa corretamente o Possibilismo Geográfico ao pensador Paul Vidal de La Blache (Excerto I) e o Método Regional à descrição do Excerto II.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Geografia Teorética e Método Regional: A Geografia Teorética não se refere a Paul Vidal de La Blache e ao Possibilismo Geográfico descritos no Excerto I.

B - Determinismo Geográfico e Possibilismo Geográfico: O Determinismo Geográfico não corresponde ao Método Regional descrito no Excerto II, pois essa corrente acredita que o meio ambiente determina as ações humanas, o que não é o foco do segundo excerto.

D - Geografia Crítica e Geografia Humanística: Estas correntes são mais recentes e não correspondem às descrições fornecidas nos excertos. A Geografia Crítica foca em questões sociais e políticas, enquanto a Geografia Humanística destaca a percepção e interpretação humana do espaço, ambas diferentes dos excertos dados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo